quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Mais uma do COB


Transcrevo abaixo a acertada missiva da Presidente da SBPC e da SBC, Helena Palis, dirigida ao senhor Nuzman, defensor ferrenho do uso exclusivo do termo Olimpíadas e suas acepções à entidade que dirige.

Importante frisar que esta ação deste senhor não é de hoje. Em 2010 produzimos um texto sobre o conteúdo do Ato Olímpico onde expressávamos nossa preocupação com "a censura a censura sofrida pela professora Kátia Rúbio no tocante a publicação do seu livro "Esporte, educação e valores olímpicos".

Caso tenha interesse em ler este texto, clique aqui.

Vamos à missiva.

Ilustríssimo Senhor CARLOS ARTHUR NUZMAN
Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB)

Senhor Presidente,

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entidade civil, sem fins lucrativos nem cor político-partidária, que atua em defesa do avanço científico e tecnológico do Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), receberam com espanto e indignação a informação de que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) notificou extra-judicialmente a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pelo uso supostamente indevido da palavra “olimpíada”, no nome da competição que organiza, a Olimpíada Nacional em História do Brasil.

Ninguém ignora a importância dessas competições científicas – no país já existem 18 delas – para a divulgação da ciência e o aumento do interesse dos jovens pelas atividades científicas, o que é fundamental para o desenvolvimento tecnológico de qualquer nação e o bem estar econômico e social de sua população.

Sem esquecer que jovens que vencem as olimpíadas nacionais depois vão participar de competições internacionais. E muitos deles têm se destacado, contribuindo para divulgar o nome do Brasil e da ciência e educação do país. É o caso, por exemplo, do jovem Matheus Camacho, de 14 anos, aluno de uma escola de São Paulo, que acaba de conquistar em Teerã, uma medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Ciências, concorrendo com estudantes de 28 países.

Por isso, a proibição do uso da palavra “olimpíadas” para designar competições científicas é uma situação que se configura mais despropositada ainda, quando se sabe que a palavra é empregada mundialmente para designar competições científicas, tais como International Mathematical OlympiadMath Olympids for Elementray and Midde SchoolsThe British Mathematical Olympiad SibtrustScience Olympiad, entre muitas outras.

Assim, a SBPC e a ABC não concordam com a decisão do COB de ter a exclusividade do uso da palavra “olimpíada”, pois significará um retrocesso trazendo em prejuízo a todas as tradicionais olimpíadas educacionais (matemática, ciências, língua portuguesa, química, astronomia entre outras) que se realizam no Brasil há anos.

Sempre prontas a defender a ciência e a educação brasileira, a SBPC e a ABC subscrevem,
Atenciosamente,

HELENA B. NADER JACOB PALIS
Presidente da SBPC Presidente da SBC

6 comentários:

Elza Peixoto disse...

Trata-se da mercadorização do verbo. Registradas, as palavras têm dono que podem cobrar direitos de propriedade. Lembram que há pouco tempo Kátia Rubio lidava com o Comitê olímpico por questão similar... Aos pocos, a bomba da privatização da vida em todas as suas formas, instâncias, necessidades, níveis imagináveis e póssíveis vai aviltando àqueles que consideram normal comprar a água e o alimento que mantêm a existência humana...
Mais um passo... Mais um...

Reginaldo Sacramento disse...

Acho também um absurdo, pois trata-se de uma palavra que faz parte das histórias, inclusive do desporto. Porém tenho duas curiosidades acerca do assunto. a) Se o termo é "exclusividade" em todos os aspectos, ou apenas relacionados a eventos esportivos sob o formato olímpico ou competitivo; b) Se esta apropriação é do COB ou do COI. Se alguém souber, agradeço pelas respostas

Welington Silva disse...

É exclusividade em todos os âmbitos, independente de ser esportivo. Só por utilizar o termo em um dos seus livros, a Kátia Rúbio sofreu um processo do COB. Como este é subordinado ao COI, a defesa sobre a marca ser exclusiva é tanto do COI quanto do COB.

Mirna disse...

Eu acho que os campos de esportes também devem ser recreativos. Eu trabalho em um centro de radiologia e diagnóstico por imagem. Eu vejo muitas crianças com distensões musculares por altas demandas.

Welington Silva disse...

Lembrei de uma outra coisa que também é mais do mesmo, diz respeito aos círculos olímpicos. Eles também é exclusivo do COI/COB. Nenhuma empresa que não esteja licenciada a usá-lo pode fazer.

Welington Silva disse...

CORRIGINDO - "ELES TAMBÉM SÃO EXCLUSIVOS DO COI/COB".