terça-feira, 22 de maio de 2012

Anatomia de uma farsa

O jornalismo esportivo desta província lambuzada de dendê sempre confirma aquele velho axioma do Barão de Itararé de que “de onde menos se espera, daí é que num sai nada mesmo”.

PUTAQUEPARIU A PREVISIBILIDADE!

É fato que, nas Condições Normais de Temperatura, Pressão e Canjebrina, raramente costumo gastar meu ocioso tempo com as reportagens de tais periódicos. Porém, de quando em vez, um amigo, esta raça de gente ruim, me manda uma notícia para ratificar o que já sei: A imprensa baiana só trabalha com afinco para construir farsas.

Aos fatos. Ou melhor, às distorções.

Na tarde de ontem, as sardinhas confirmaram, uma vez mais, a sina deste ano da graça de 2012: não têm condições de ganhar de time grande, mesmo contra reservas e juvenis.

No entanto, ao invés de relatar a bisonha apresentação diante do time C do Santos, o jornal a tarde (deixa em caixa baixa, maestro) revolveu, com seu tradicional dom de iludir, apelar ao surrado golpe de louvar os torcedores do atual campeão do interior baiano.

Assim, na maior cara lisa, publicou uma chamada na primeira página intitlulada: “Torcida 10. Dilúvio não desanima os tricolores”. E, na matéria, tome-lhe depoimento choroso para ilustrar a alagada tese. “Já vim pra estádio doente. Então, não seria uma chuva que iria me atrapalhar”, disse um. Enquanto isso, outro garantia que saiu de Alagoinhas, terra de jean aerowillys, só para ver a chibança.

Nem graça eu acho, mas asseguro que, com um pouco mais de dedicação, seria possível entrevistar todas as testemunhas que compareceram ao Hospital Robertos Santos (sim, hospital. Todo time que entra lá este ano sai com ponto). Afinal, segundo informações oficiais, menos de 9 mil fizeram o sacrifício de presenciar a horrenda peleja.

Pois muito bem.

Para combater a farsa, nada melhor do que recorrer à história. Por isso, vamos às comparações com medidas que podem ser efetivamente comparadas.

Seguinte foi este.

No dia 15 de maio do ano da graça de 2010, ano da última participação do Vitória na Série A (2012 também será o último das sardinhas), o Leão estreou no Santuário Ecológico praticamente nas mesmas condições que o time de itinga jogou (?) ontem. Empatou com um time do eixo, no caso o Flamengo (completo, ressalte-se) num dia de muita chuva. Ou, para ser mais preciso, debaixo de um verdadeiro temporal.  Neste dia, o Jornal o Globo classificou o aguaceiro como tempestade.

A única diferença é que, ao contrário das 8 mil e poucas testemunhas de ontem, na ocasião estiveram presentes exatos 16.882 guerreiros. Isso mesmo: 16.882. Agora, vocês sabem quantas linhas o mesmo jornal vespertino deu para a brava torcida leonina na ocasião? Extamente isso que vocês estão pensando. Nenhuma. Apenas disseram que o Vitória tinha empatado em casa com o flamengo sob forte chuva.

Imaginem se fosse as sardinhas que, com um time todo desfalcado, tivesse dominado o Flamengo, como o Vitória fez na ocasião? Agora, imagine se, além disso, num dia de temporal, botasse um público pagante de 16.882? Ave dona maria!!! Ia até faltar papel no Estado para tanta louvação, digo, empulhação.

E, por falar em empulhação, nunca é demais apelar a outro dado histórico relativo a este mesmo 2010 para desmacarar fraudes. Seguinte. Neste referido ano da graça, a impoluta CBF concedeu a honraria de torcida de ouro às sardinhas porque elas conseguiram uma média de 18.654 pessoas por jogo. Que beleza, né não? Acontece que, em 2007, ano em que também conquistamos o acesso à primeira divisão, colocamos 18.762 por jogo, exatamente 108 a mais que eles, por partida. E a CBF? Fez o o mesmo que os jornalecos baianos.

Porém, eles podem continuar iludindo, pois aqui, do outro lado da trincheira, prosseguiremos lutando para que a farsa não prospere – até porque a altivez vai vencer a pusilanimidade.

P.S Quem quiser mais informações sobre o tema recomendo este texto aqui, ó


TEXTO RETIRADO DO SITE Victoria Quae sera Tamen

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Futebol e Brasil

"O nosso futebol mulato é uma expressão de nossa formação social, democrática como nenhuma e rebelde a excessos de ordenação interna e externa ou a totalitarismo que façam desaparecer a variação individual ou espontaneidade pessoal" (Gilberto Freyre, 1938)

domingo, 20 de maio de 2012

Cadê os patrocinadores?

No jogo do Corinthians contra o Fluminense, hoje, pelo campeonato brasileiro chamou minha atenção a ausência de marcas na camisa do alvinegro. Acostumado a era Ronaldo "Fenômeno", onde a camisa estava recheada de marcas dos patrocinadores, vê apenas o risco da Nike e o nome da escola de inglês Fisk na camisa me causou estranheza.

Será que vai ficar assim até o final do campeonato? Esperar para ver.

Bora Baêa, minha...!!!

Hoje, em Pituaçu, 18:30, começa para o Esporte Clube Bahia o campeonato brasileiro de 2012. O tricolor enfrentará nos seus domínios o desfalcado Santos, que não terá os seus dois principais jogadores, Neymar e Ganso.

Contra o Santos pesa os seis anos em que não obtém resultados satisfatórios em estréia do brasileirão. A sua última vitória nesta situação foi em 2005, vencendo o Paysandu por 4 gols a 1.

Será que esta recém escrita muda hoje?

Profissionalismo

"O profissionalismo é um processo resultante da substituição dos princípios idealistas pelos utilitaristas entre as classes moças. É uma desgraçada avalanche que ameaça os alicerces morais de todas as organizações esportivas do mundo".
(Marcos de Mendonça, 1932, goleiro e craque do Fluminense dos anos 10) do século XX.

sábado, 19 de maio de 2012

O elevador voltou?

Vitória começa bem o campeonato brasileiro de 2012 e derrota o Barueri, dentro da sua Arena, por um a zero. Gol do artilheiro do Brasil, Neto Baiano, de penalti.

Junto e misturado: que vença o melhor

Hoje, na imprensa esportiva, com o final dos campeonatos regionais, misturam-se informações sobre o início do brasileirão 2012, série A e B e a final da Liga dos Campeões entre Chelsea e Bayern de Munique.

Sobre o primeiro, nenhuma novidade naquilo que realmente interessa, ou seja, o título nacional, com o comparecimento das agremiações do eixo São Paulo e Rio de Janeiro como favoritas ao título. Aos outros restam as migalhas, a luta pelo não rebaixamento e a esperança de que a zebra entre em campo e mude a história dos últimos anos onde times destes estados sagraram-se campeões. Afinal de contas, futebol é uma caixinha de surpresas.

Sobre a final da liga, a surpresa são os protagonistas. Nada de Real Madri e Barcelona, como todos esperavam que fosse acontecer. Mas antes que pensem que isso deve-ser ao fato da zebra ter entrado em campo ou que futebol é uma caixinha de surpresa, é importante pontuar que um e outro investiram pesado em contratações, visando o título. Lá o futebol não se resume ao par ou ímpar (Rio ou São Paulo, entendam).

O Chelsea, comprado em 2003 por um milionário Russo pela bagatela de 210 milhões de euros, obteve um investimento nos últimos anos de 900 milhões de euros para chegar no atual patamar de disputar o título, que deixou escapar em 2008, contra o Manchester United. Ou seja, mais de um bilhão de euros foram investidos neste time que entra hoje em campo buscando o tão sonhado título para consagrar-se como um dos maiores times do começo do século.

O Bayer de Munique tem a oportunidade de conquistar pela quinta vez a competição no jogo desta tarde, ultrapassando, em número de títulos, o Barcelona de Messi e ficando atrás apenas de Real Madri (nove títulos) e Milan (sete). Com a vantagem de jogar em casa, na belíssima Allianz Arena, com capacidade para mais de 66 mil torcedores, o time vai à campo com o moral em baixa, já que perdeu na última semana para o seu principal rival o Borussia Dortmund por 5 a 2.

Fora de campo, a disputa já começou. O presidente do Bayern atirou farpas contra o dono do Chelsea, o magnata russo  Roman Abramovich. Ele afirma ficar furioso "(...) toda semana quando [vai] colocar gasolina em [seu] carro. A máfia do petróleo (...) investe em jogadores. Isso fede e eu incluo o senhor Abramovich nisso. Nós precisamos vencer clubes como o Chelsea. Hoje, fica tudo em volta de dinheiro".

Chelsea x Bayern. Bandido x Mocinho. Dinheiro x Fair Play. Tudo junto e misturado. Que vença o melhor!!!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Sobre o futebol brasileiro do passado

"O nosso estilo de jogar futebol me parece contrastar com o dos europeus por um conjunto de qualidades de surpresa, de manha, de astúcia, de ligeireza e ao mesmo tempo de brilho e de espontaneidade individual em que se exprime o mulatismo brasileiro" (Gilberto Freyre, sociólogo, 1938)

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Audiência pública busca consenso sobre o exercício profissional dos licenciados em Educação Física



Segue o link do MPF com as informações da audiência pública, bem como informações da Liminar que impossibilita o Cref 13 de emitir registro limitando a atuação.


Caso não consiga acessar clicando no link, copie o mesmo e cole no seu navegador.

10 de maio - Dia Histórico para a Educação Física Brasileira

No dia 10 de maio do corrente ano, realizou-se no Colégio Modelo da Cidade de Feira de Santana, uma audiência pública para debater o posicionamento do Sistema Confef/Cref sobre a formação do professor/profissional de educação física. Segue, abaixo, um texto síntese do acontecimento redigido pelo professor Elson Moura, da Universidade Estadual de Feira de Santana.
            Olá todas e todos!

            Ainda no processo de “descarregar” da carga emocional adquirida no dia de ontem, na Audiência pública do MPF, gostaria de agradecer a todos que lá estiveram. Aos que não estiveram por livre iniciativa, ainda há tempo para participar como protagonistas da história e não ficar apenas sendo um espectador desta, pois assim corre-se o risco de ter uma história que não lhes interessa.

            A presença em pessoa do Presidente do CONFEF, Jorge Stenhilber, demonstra o receio que o sistema CONFEF/Cref tem de que este tipo de acontecimento venha a se generalizar. Não é por outra coisa que o representante do Cref , Dr. Pitanga, insistiu em delimitar geograficamente estes acontecimentos como se apenas Bahia e Goiás, nas palavras dele, ainda insistissem nisso.

            É FUNDAMENTAL RESSALTAR QUE O OBJETO PELO QUAL ESTA AUDIÊNCIA FOI CONVOCADA, FOI PLENAMENTE CUMPRIDO: O SISTEMA CONFEF, MAIS PRECISAMENTE O CREF 13, ESTÁ DESAUTORIZADO, DESDE 28 DE FEVEREIRO DE 2012, A EMITIR REGISTRO PROFISIONAL COM A DESIGNAÇÃO “EDUCAÇÃO BÁSICA”. E, NAS PALAVRAS DA SUA REPRESENTANTE JURÍDICA, JÁ ESTÃO CUMPRINDO.

            Estejamos atentos; pela dimensão que isso pode tomar, e pelo perigo que é para eles, é notório que o Cref vai, aliás, já está recorrendo. Esta ação ainda não chegou à última instância como a de Goiás. E neste campo não sabemos quais ações eles podem realizar para garantir o seu pleito. Ontem já tivemos uma prova disso no fato de a todo momento eles tentarem pressionar o procurador que, aliás, se mostrou firme na sua decisão e não recuou um só centímetro daquilo que já tinha sido decidido na Liminar.

            PORTANTO, AINDA QUE PROVISORIAMENTE, VENCEMOS!!

            Mas, queria ressaltar algo que muito me emocionou: a expressão de força demonstrada pelos nossos alunos da UEFS (diversos semestres) e UNEB (Alagoinhas e Jacobina); de nossos colegas da UEFS, UNEB e outras; dos coordenadores de curso; do Magnífico Reitor da UEFS e tantas outras. A força das palmas – ou a ausência delas-; o “se levantar”; as expressões verbais da plenária; as exposições quando da fala franqueada; a fundamentação demonstrada; as claras demonstrações de insatisfação com o sistema CONFEF/Cref´s; a defesa clara e rigorosa, por parte do MEEF, da Formação Unificada; a desmoralização pública dos que merecem ser desmoralizados... tudo isso mostrou que a Educação Física não está morta e que o consenso em volta da Regulamentação da Profissão está longe de ser fato concreto. Emocionante! Eles nunca se esquecerão disso! E, portanto, buscaram saídas onde sempre acharam – e se esconderam: na esfera jurídica.

            Que bom que vocês estavam lá para presenciar, ao vivo, a posição dos que dizem nos defender: fuga do tema, entendimento de lei como algo imutável, arrogância, pressão ideológica, tentativa de deslegitimar o espaço como uma pretensa extensão das idéias da UFBA, falta de justificativa em suas posições, tentativa de pressionar o Procurador da República etc.

            Agradeço de público ao meu colega Prof. Gilmar Mercês por se empenhar tanto na defesa do nosso curso como, aliás, nunca vi outro professor fazendo com tamanho empenho.

            Agradeço à Coordenadora do Colegiado, Profª Amanda Novaes por, também, se empenhar, junto com a comissão, em todos os momentos em que foi solicitada – ou até mais. Mostrou nestes dois anos todo seu empenho na defesa da nossa Educação Física.

            Agradeço aos professores do Colegiado que, independente das divergências, neste caso demonstraram apoio e confiança para que esta comissão pudesse falar publicamente em nome deles.

            Por fim, agradeço imensamente aos estudantes e egressos do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana. Vocês foram imprescindíveis. A demonstração de força que vocês apresentaram ontem, nenhuma aula nossa, por mais que ótima seja, conseguirá arrancar. Como é gratificante ver vocês se movimentando! Fica o aviso; a luta só está começando.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Dois tentos. Um só movimento

A revista Carta Capital, a mais importante revista semanal brasileira da atualidade, na minha modestíssima e interessadíssima opinião, marca dois golaços com um só movimento.

Ao incorporar o ex-jogador de futebol Afonsinho ao time de articulistas da revista, para colaborar na coluna Penalti, ela não só mantém a tradição da coluna como faz justiça e homenageia o seu antecessor: o doutor Sócrates, que abrilhantava toda a semana enquanto fôlego teve para tanto e iluminava as mentes que enxergavam o futebol como algo restrito as linhas divisórias do gramado.

Assim como o doutor, Afonsinho (também médico) foi um lutador e fez do futebol uma arma de libertação e crítica social. Foi ele o protagonista na luta pelo passe livre. E isso, em plena vigência e recrudescimento da ditadura militar, em 1971. Também liderou a luta pelo pagamento aos jogadores de prêmios atrasados pelos clubes que passou.

Jogou no Botafogo, Flamengo, Fluminense e Santos. Tinha um visual provocador, subversivo para um jogador de sua época. Mantinha uma vasta cabeleira e cultivava barba. Seu estilo batia de frente com muitos técnicos, entre eles o Zagalo linha dura (vocês vão ter que me engolir!!!), que o impediu de atuar pelo Botafogo enquanto mantivesse seu gosto pelas madeixas.

Parabéns à Carta Capital. Tal qual um gênio da bola, marca dois tentos com um só movimento.

Lionel Messi: recordista

Será que a crise do capital que se abate sobre a Europa atualmente afetou a performance dos times de futebol Real Madri e Barcelona? Não sabemos. Mas indiferente a resposta está o melhor do mundo, Lionel Messi. O mesmo emplacou, nada mais, nada menos do que 68 gol em uma só temporada do campeonato espanhol.

Um recorde.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Guerra Fria

Mais uma vez o esporte se inseri diretamente na luta política entre a Argentina e a Inglaterra. Atleta argentino treina na Ilha das Malvinas para os Jogos Olímpicos de Londres deste ano.



A mensagem principal, provocante acima de tudo, fica para o final. A mesma diz: "Para competir em solo inglês, treinamos em solo argentino".

Definitivamente, a "guerra fria" não acabou. Fantástico!!!

domingo, 6 de maio de 2012

CINFAABB - Banco do Brasil

No dia 21 de abril passado a cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, foi sede de um grande evento esportivo, a XVIII edição do Campeonato de Integração dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil (CINFAABB).

Entre atletas, ex-funcionários do BB, autoridades e familiares somaram-se quase 1.300 participantes. Várias foram as modalidades disputadas saudavelmente em todos os sentidos e onde o principal era a participação e congraçamento.

Truco, natação, dominó, futebol, sinuca entre outros, somados as apresentações culturais de tipos variados, deram o tom do evento que terminou com um grande churrasco no dia 28 de abril.

Abaixo temos os atletas/componentes do time de futebol de Aracaju, Sergipe, bi-campeão da modalidade, exibindo com orgulho o troféu da modalidade. Em seus peitos, a medalha reproduzida acima e ao lado, onde reina centralmente a ave Tuiuiú (Jabiru Mycteria).

Aproveito para fazer uma menção especial ao meu nobre irmão Everaldo Cardoso Filho (terceiro da direita para a esquerda da fila do fundo). Funcionário de carreira exemplar durante todo o tempo em que trabalhou no Banco do Brasil e que me fala com muito entusiasmo deste grupo que compõe o CINFAABB como um todo. Se antes, como funcionário, era um entusiasta do banco, hoje, como atleta, continua a defender suas representações, principalmente àquelas que dão o tom do convívio franco e fraterno.




Por fim, cabe mencionar que a seleção de futebol da AABB-Salvador, da Série A+60, ficou em terceiro lugar, recebendo a medalha de bronze. Abaixo imagem deste momento, tendo a frente o presidente Zaki Chagouri Ocke.



Parabéns para todos que participaram deste momento. O blog Esporte em Rede deseja vida longa para o CINFAABB e todos os seus participantes.

sábado, 5 de maio de 2012

Receita do Corinthians

O Corinthians lidera o ranking dos clubes que mais obtiveram receita com o futebol em 2011. Segundo estudo realizado pela empresa BDO e divulgado pelo jornal "O Estado de S. Paulo", o clube do Parque São Jorge faturou R$ 290 milhões no ano passado. O clube teve a maior receita de televisão do país, com R$ 112 milhões e, no total, obteve crescimento de 37%.


Informação retirada do UOL

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Lançamento do livro 10 anos do Movimento Nacional contra a Regulamentação

Hoje, com a presença de estudantes e professores foi realizado o I Seminário sobre a licenciatura ampliada pelo Diretório Acadêmico de Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Na oportunidade, foi lançado o livro sobre os dez anos do Movimento Nacional contra a Regulamentação da Profissão. O livro é da Editora da UEFS e tem como organizadores os professores Elson Moura e Thiago Firmino.

Os vídeos que seguem abaixo dizem respeito a este lançamento.



terça-feira, 1 de maio de 2012

1º de Maio - Dia de luta

"Comprometido com a FIFA e o COI em garantir as obras para a Copa do Mundo e as Olimpíadas em nosso país, o governo brasileiro, além de bancar a construção desses “elefantes brancos” com dinheiro do orçamento público federal, vai promovendo remoções de milhares de famílias pobres obrigando-as a deixar suas moradias, sem qualquer garantia oficial, sem destino certo. Tudo isto para garantir melhores condições aos turistas que aqui possivelmente desembarcarão, à custa de piores condições de moradia e de vida para o povo. Quando as famílias prejudicadas pelas remoções protestam, governantes colocam suas polícias com todo seu arsenal repressivo para “garantir a ordem” dos interesses das grandes construtoras, financiadoras das campanhas eleitorais dos partidos políticos, governadores, senadores e deputados. A truculência das polícias estaduais e municipais vem ocorrendo com freqüência sobre milhares de famílias que habitam em terrenos devolutos (propriedade do Estado) e que deveriam ser usadas prioritariamente para sua função social, como manda a Constituição brasileira. Fatos como o da expulsão de Pinheirinhos, em São José dos Campos – SP, se dão com freqüência e tal brutalidade que vêm merecendo a condenação até mesmo de setores da mídia burguesa."

Trecho do texto do Waldemar Rossi, 1º de Maio: um confronto com o Estado repressivo. Leia a íntegra clicando aqui.