quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Sobre a postagem em relação ao Messi

Por Cristiano Santana.

Incrível ver essa publicação do professor Welington Silva hoje.
Coincidência ou não, ontem (e quase todos os anos em que estou na Europa) comento sobre o endeusamento dos talentos esportivos no futebol mundial (disse mundial... desculpa, qu

is dizer "euro-mundial"). Um grande exemplo desse o o jogador Lionel Messi. Acredito que até ele mesmo já deve ter vergonha de tanto assédio.
Mas a Fifa, juntamente com outras entidades desportivas precisam vender. E Messi ainda vende muito bem. Mesmo sem ter conquistado um título no ano de 2012, vale os recordes, que para reeleger o "melhor do mundo" é essencial.
O Barcelona vem desempenhando um papel fundamental no futebol mundial sob conceito genial de logística administrativa, estrutura dentro de campo (no desempenho coletivo. Notório, inclusive, no semblante do próprio Messi), inter-relação com o torcedor. Mas a mídia consumista só consegue enxergar o lucro. E para tal, fazer reverência a 11 é complicado. Ao Barcelona, talvez. Mas o Barça não se mexe, não tira foto, não calça chuteira, não veste camisa, não bebe, não come, enfim... é apenas uma marca. Com limitações para o comércio. Como os 11 não pode ser, sobra o Messi.
Sobre o Lionel Messi.... excelente jogador, executa seu papel como poucos e merece o respeito de todos. Mas melhor do mundo? Será que jogando no Boca Juniors seria eleito 3 vezes e caminhando para a 4ª vez... com mais um recorde quebrado? Acho que essas questões não poderemos responder nunca, afinal Messi, ao que tudo indica, se aposentará no Barça, sem nunca ter jogado em mais nenhuma equipe do mundo.
Pessoalmente, acho Messi uma falácia pelos seguintes motivos:
a) Argentino, que vive mais na Espanha do que no próprio país.
b) Jogador que teve e tem maior destaque no futebol espanhol/europeu, com dupla nacionalidade, mas que insiste em jogar na seleção Argentina.
c) Na seleção argentina, se destacou melhor nos quadros inferiores (Sub-20, Sub-23), mas continua devendo muito no quadro principal da seleção.
d) Jogou apenas em 1 clube Argentino, quando ainda era criança e depois profissionalizou seu futebol na Espanha.
e) Conhecido na Argentina pelo seu jogo na seleção nacional e no Barça, mas pouco ou quase nunca visto em jogo no futebol argentino.
f) Eleito 3 vezes melhor do mundo por jogar num dos melhores clubes do mundo, e em nenhum outro.

Hoje me pergunto se foi melhor mesmo para Neymar ter ficado no Santos.

Nenhum comentário: