segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

ACM Neto e suas intenções


Simbolicamente muito importante o ato do prefeito eleito ACM Neto na sua última reunião, antes da posse oficial no dia primeiro de janeiro de 2013, ao formalizar as promessas de campanha em um termo de compromisso assinado por todo o seu secretariado. Gostei também de saber que a chamada "faxina geral" (limpeza pública e iluminação) será iniciada a partir dos bairros periféricos. De certa forma, isso dá um tom popular (não confundir com populista, por favor) às suas primeiras ações de governo. Considero isso bom e a população de uma maneira geral pode participar através do telefone 156, solicitando serviços e também sugerindo ações.

São seis os pontos básicos que estruturam os compromissos assumidos pelos secretários: 1) foco nos interesses da população de Salvador; 2) valorização do servidor público; 3) agenda única para a cidade; 4) controle das ações via avaliações constantes; 5) transparência e 6) austeridade fiscal.

Segundo reportagem do Jornal A TARDE, deste sábado, no dia 3 de janeiro, 30 decretos administrativos serão publicados definindo "ações nas áreas de gestão, política de governo, finanças, ética e administração pública.

Como tenho acompanhado atentamente o discurso pós-eleição municipal através dos diferentes meios de comunicação, destaco o que considero um aspecto preocupante: a prevalência da linguagem empresarial e da administração moderna no tocante as ações políticas no geral. Os termos "gestão"; "parcerias privadas e empresariais"; "políticas de metas"; "acompanhamento de resultados" e "meritocracia" são os mais encontrados.

De qualquer forma, vamos acompanhar atentamente esses movimentos, verificando o desenrolas das intenções. Por enquanto, boas no plano do discurso, mas como trabalho com a noção de que o critério de verdade é a prática social, vamos observar como esse discurso se materializa no plano complexo e contraditório das lutas de classes e frações de classes.

3 comentários:

William Pereira Carneiro disse...

Muito bom, Professor! Avaliemos daqui pra frente...

Welington disse...

A ideia é esta.

Antonio Costa disse...

Ante ao caos em que se encontra a nossa cidade, com seus buracos, montanhas de lixo por toda parte, descaso na saúde, abandono das estações de transbordo,dentre outros tantos absurdos da vergonhosa administração de João Henrique, o novo prefeito não precisará tanto para ganhar a aprovação do povo (pelo menos nos primeiros meses de governo). Basta ACM Neto fazer o básico, o necessário, para que a sua administração ganhe destaque. E é isso que vai acontecer. Sem querer ser pessimista, não vislumbro um cenãrio diferente para a nossa tão sofrida cidade. E todos sabemos, afinal isso é fato, que Salvador será o palanque perfeito para as pretensões do prefeito eleito, visando o governo do Estado. E, convenhamos, ninguém quer discursar em palanque sujo.

Grande abraço, caro professor.