quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Esporte é o bicho

Afinal de contas, Jogo do Bicho é ou não é contravenção?


A história nos conta que o Jogo do Bicho é uma invenção nacional que surgiu no fim do século XIX. A ideia veio do Barão Drummond, em 1892. Dono de um Zoológico na cidade do Rio de Janeiro, ele estipulava um certo prêmio em dinheiro para o portador do bilhete que tivesse a imagem do bicho do dia, que ficava envolto sob um pano. Ao final do dia o pano era retirado e o portador do bilhete que tivesse a imagem do bicho revelado em seu bilhete, levava uma bolada em dinheiro.


Foi daí que os números deste jogo ficaram associados aos animais do zoológico. Posteriormente, quando o jogo se popularizou, ele se tornou ilegal. Dois foram os motivos alegados: 1) a ausência de pagamento de impostos por parte dos banqueiros de jogo do bicho e 2) sua condição de jogo de azar.


Concordemos ou não com isso, é fato que esta modalidade de aposta é ilegal, consta como contravenção no código penal brasileiro e aqui respondemos a pergunta levantada no início do texto. Mas uma outra aparece e trata de indivíduos que ocupam cargos públicos, como secretarias de governos, e que estão associados ao tal jogo.


Em um certo interior do estado da Bahia, o Secretário de Esportes é sócio do Jogo do Bicho da cidade. Todos sabem e ninguém faz absolutamente nada. E então: Pode um secretário de esportes do município, está associado a uma atividade ilícita?

2 comentários:

Anônimo disse...

Considerando que estamos no Brasil e aí as leis apenas favorecem aos ladrões de colarinho branco...PODE não apena um secretário estar associado a esta atividade denominada ilícita, como PODE escândalos envolvendo os magistrados e o STF (supremo Tribunal Federal) determinar suspensão de investigação dos mesmos e etc e tal...nesse país pode tudo...Lembrando ainda que o mesmo STF também mandou soltar o terrorista italiano Cesare Battisti...ISSO É BRASIL E AQUI PODE TUDO!!!!

Rivelino de Itabuna Bahia. disse...

O jogo do bicho já faz parte da cultura de alguns brasileiros. Eu particularmente nunca gostei.
Mas a história do jogo do bicho no futebol vem de muitos anos.
O Bangu que chegou a final do campeonato carioca de 1985 e foi roubado pelo árbitro José Roberto Write, no último minuto o hoje treinador Ricardo Gomes rasgou a camisa do jogador do Bangu Cláudio Adão dentro da pequena área. O campeão foi o Fluminense, para corrigir tri campeão carioca 1983,1984,1985.
O mesmo Bangu foi vice-campeão brasileiro em 1985, em uma partida dramática contra o Coritiba. A final foi decidida nos pênaltis, e o jogador do Bangu ( Ado ) perdeu o pênalti para o Bangu. E o jogador do Coritiba Gomes fez o último pênalti e levantou a taça de campeão brasileiro de 1985.
O Botafogo foi bi campeão carioca em 1989 e 1990 com os investimentos de Emil Pinheiro, que depois foi o presidente do Botafogo a partir de 1991.
Esses detalhes são os que estão na minha memória, mas garanto que se eu for pesquisar nas revistas que eu tenho em casa, eu vou encontrar mais clubes que tiveram uma ajudinha do jogo do bicho.
Tem novidades no blog de Rivelino.
= JOEL SANTANA E A SUA SAÍDA DO BAHIA
= UMA AULA DE FALTA DE ÉTICA E DE PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO
= A NOVA CAMISA DO VASCO DA GAMA
www.rivelinosantos.wordpress.com
E-mail rivelino.futebol@hotmail.com
Muito obrigado.