sábado, 31 de dezembro de 2011

Brilho intenso em 2012

Final de ano é sempre a mesma coisa. Mensagens de otimismo, desejos de felicidades compartilhados, esperanças se renovando e a impressão de que fatiando o tempo em ano, meses, semanas e dias, resolvemos os problemas, nossos e dos outros. Aí vem o Ano Novo, essa fantástica invenção que possibilita nos reinventarmos para nos tornarmos universalmente os mesmos. Com ele as festas de largo (principalmente para quem é soteropoliltano), depois o carnaval. Já estamos em cinzas, estas serão reaproveitadas nas fogueiras do são joão, em alguns lugares festa para santo antônio, são josé. São pedro fecha o ciclo dos santos festeiros, casamenteiros, da fartura do milho entre outras crenças. Ora de contabilizar os queimados. Mas antes disso temos o 1º de maio que tem sido menos combativo e mais festivo nos últimos anos. Temos também o CORPUS CHRISTI. Ora de se vender, literalmente, o PEIXE, a mercadoria da vez, muito embora as churrascarias fiquem lotadas. Êpa, me desculpem os COELHOS, quase os esqueço. Os mesmos aparecem na PÁSCOA e pasmem...botam ovos, saborosos ovos de chocolate de todo tipo. Temos também nesse conjunto, os feriados, digamos, cívicos e religiosos. Mas como bons baianos, profanamos o templo. Lavamos e enxaguamos as escadarias e a alma. Lembramos dos mortos em novembro, logo no seu início para que em dezembro, depois de sermos alertados sobre a efemeridade da vida, voltemos a celebrá-la, pois final de ano é sempre a mesma coisa. Mensagens de otimismo, desejos de felicidades compartilhados, esperanças se renovando e a impressão de que fatiando o tempo em ano, meses, semanas e dias, resolvemos os problemas, nossos e dos outros. Que assim seja. Um excelente 2012 para todos. Que os nossos sonhos não sejam sonhados apenas para nós. Como nos ensina o poeta, nascemos para brilhar, brilhemos, então, intensamente.

10 comentários:

Anônimo disse...

Diante das suas observações, ouso então comentar aqui, que passamos o ano inteiro celebrando alguma coisa, qualquer coisa, para que tenhamos um único dia reservado para reflexões...das nossas celebrações!Êta povo prá lá de original, esse Povo Brasileiro!
Feliz 2012, estimado Professor.

Antonio Costa

Welington Silva disse...

Para você também, Antônio. Um grande abraço

Soham disse...

Amigo, antes de mais nada deixo registrado o voto de felicidade em 2012. Gostei do texto, me levou a refletir sobre como estamos 'levando a vida'. Cada dia é uma dádiva, não há a necessidade de inventarmos um tema (geralmente comercial) para que a data seja apreciada. Na verdade, muitas das vezes acho que celebramos de maneira errada, como por exemplo no Natal, onde comemora-se o nascimento de um ser divino com a comilança de seres inocentes, postos à mesa deliberadamente para promoção de uma orgia alimentar.

Felicidades diárias,
jogadadefeito.blogspot.com

Ricardo Aurélio disse...

As sábias palavras do meu grande professor Welington Silva!!!

Rivelino de Itabuna Bahia disse...

O ano de 2011 foi muito difícil para o futebol brasileiro. Os nossos clubes estão apresentando um futebol com um nível cada vez mais baixo, e os clubes da Bahia ( Bahia e Vitória ) precisam melhorar muito para disputar as competições no ano de 2012.
O Brasil perdeu no ano de 2011 muitos jornalistas importantes e um Dr. da Bola ( Sócrates ).
Foi um ano de muitas perdas.
Perdemos Walter Abrahão no dia 08 de agosto aos 80 anos.
Perdemos Luiz Mendes no dia 27 de outubro aos 87 anos.
Perdemos o Dr. Sócrates no dia 04 de dezembro aos 57 anos.
E agora perdemos Daniel Piza dia 30 de dezembro aos 41 anos.
Esperamos que 2012 venha cheio de vitórias , saúde, paz, e que o nosso bondoso DEUS abençoe todos nós.
Têm novidades no meu blog.
FLAMENGO E EIKE BATISTA.
WWW. rivelinosantos.wordpress.com

Que DEUS abençoe a todos.

Jô Chagas disse...

Show de bola!!!

Anônimo disse...

Um ótimo 2012 para você também!!!! E que venha 2012 com bastante festejos para que possamos nos iludir com as felicidades temporárias e conseguir continuar vivendo!!!!
Abraços fraternos!!
Natali Molinari

Elenise disse...

lindeza sem tamanho por entre as frestas das ideias e das palavras
um super 2012 pra todos/as
abraços

Anônimo disse...

Importante reflexão professor,

Entre festas e em festas, realmente nos esquecemos de tudo e de todos, (no meu caso me trancafiei até hoje - me dando o luxo de esquecer as ferramentas de comunicação) e neste intervalo muita coisqa passa.. o que inevitavelmente faz dos "combativos" e daqueles que promovem tais reflexões... "eternos enxugadores de gelo" quando não "chatos,extremistas"... Neste sentido compartilho da sua preocupação. Onde estamos errando?? Será apenas o sistema? Existe um meio termo? Estou em parafuso mas, continuo acreditando e também festejando.
Confirmo os votos de felicidades neste período que talvez seja (a meu ver,dentre todosos festejos) a mais hipócrita das épocas festivas, digo isso pois, nos agredimos, quando não prejudicamos uns aos outros durante todo o ano - ou até a vida - (pais,irmãos,amigos,colegas, etc) e agora nos sentamos a mesa para felicitar, congratular..Coisas da Bahia? Situação mundi.

Abs,

Prof. Wilson Brito Filho

Rivelino de Itabuna Bahia disse...

DIVULGAÇÃO DO BLOG.
Convido a todos para ler o meu blog, conto com a ajuda de todos vocês na divulgação do meu blog, repasse para seus amigos, via e mail, twitter, facebook, e principalmente nos bate papo sobre futebol, o melhor comercial do mundo é o chamado ( boca-boca ).
Pode enviar seus comentários, elogiando, criticando e dando sugestões.
Tem novidades no blog de Rivelino.
OS CAMPEONATOS ESTADUAIS ESTÃO PEDINDO SOCORRO.

www.rivelinosantos.wordpress.com
E-mail rivelino.futebol@hotmail.com
E-mail rivelino.futebol@yahoo.com.br
Muito obrigado e que o nosso bondoso DEUS abençoe a todos.