sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Mega indústria do futebol

No jornal A Tarde dessa quinta (10/11) foi publicado: "Neymar recebrá 3 milhões por mês". Isso para permanecer no Brasil e não seguir o mesmo caminho dos craques brasileiros que passam os melhores anos de suas carreiras nos clubes europes. Pelo menos até 2014 ele estará no Santos, assim reza o contrato.

Fico imaginando, a partir do sensacionalismo que a mídia faz em torno de uma notícia como essa, o que não passa na cabeça dos milhares de jovens e adolescentes - e de suas famílias também - que estão nas centenas de Escolinhas de Futebol espalhadas pelo país nutrindo o sonho de um dia serem um Neymar. Quando todos sabemos que menos de 1% desses jovens consegue chegar aonde estão Neymar, Robinho e todos os outros milionários da seleção brasileira. A grande maioria permanece em clubes pequenos recebendo até um salário mínimo. No início desse ano assisti a uma matéria em que um determinado time de uma cidade do interior (não lembro o nome do time nem de que estado) se dispôs a permanecer jogando de graça (sem salário) para o clube não fechar.

Essa mega-indústria do futebol brasileiro e esses salários milionários dos jogadores de futebol constituem um verdadeiro acinte à sociedade brasileira.
 
[TEXTO ESCRITO PELO PROFESSOR Otto Vinícius Agra Figueiredo, da Universidade Estadual de Feira de Santana, departamento de educação]

Nenhum comentário: