domingo, 2 de outubro de 2011

Ode ao pessimismo da razão: em busca do otimismo da vontade

Ao pessimismo da minha razão soma-se o otimismo da minha vontade. Ambos estabelecem uma luta intestina, dialogam em muitos momentos tendo a bílis como mediação. De maneira alcalina e amarga, o diálogo segue reconhecendo o continente da caixa de pandora e o seu tênue conteúdo: a esperança.

Mas até este reconhecimento é questionado. Meus botões chamam a minha atenção para manobras ideológicas presentes em frases do tipo "quem espera sempre alcança" ou "a esperança é a última que morre", lembrando-me que morre. Um soco no fígado.

Mas não somos nós que fazemos a história, professor? Lembra-me um jovem e otimista estudante atento, coisa rara nos dias de hoje. A minha razão (meu deus, por que tanto pessimismo), grita, silenciosa, em sua direção: mas não a fazemos como queremos.

Incorrigível razão. É o fígado ganhando do coração. Mas continua o insistente jovem, resoluto, com sua esperança (será vã?), clamando aos meus tímpanos -  talvez por ter lido nos meus olhos descrentes o grito silencioso da minha consciência - palavras regidas por Paulo Coelho. Ninguém é perfeito, penso rapidamente. Lembra-me do Alquimista, insisti na conspiração do universo: quando algo tem que dar certo, o universo conspira para que assim seja.

Será verdade? Mas se conspira para que seja como gostaríamos que fosse, também conspira para o outro lado. O mesmo deus que me abençoa com o gol, não é o que castiga o goleiro? Não são as lutas do contrário que movem o mundo? Incorrigível. Sou realmente um pessimista. Entre este e o otimismo, vence o pessimismo. Um ao outro que se soma que nada. Pura falácia, rico sofisma. Pensei em voz alta.

Tentei, professor. Mas acho que realmente não vou consegui. Na verdade, é disso que compõe seus textos, suas postagens. Nas entrelinhas, se lermos com cuidado, encontraremos amargura, rancor e sentiremos a vibração do seu fígado ao som dos teclados, condenando Pandora à morte. É de bílis o substrato dos seus bits. O senhor é um pessimista incorrigível!!!

Reflito. Tempestades neurônicas castigam o meu cérebro. Em um esforço enfadonho, de quase indiferença, replico: mas não seria o pessimista, um otimista mal informado?

12 comentários:

Edberto disse...

Rapaz...muito bom este texto. Abraços.

Anônimo disse...

PARE DE ME MANDAR SPAM, PORRA!!! QUEM FOI QUE TE DEU MEU EMAIL??? PARE DE MANDAR SPAM PROS OUTROS!! TO TE AVISANDO! VO TE DENUNCIAR PRO GOOGLE (BLOGGER) SE VOCE CONTINUAR!!

Welington disse...

Caríssimo anônimo. Infelizmente não vou poder identificar quem é o senhor ou senhora para evitar de enviar mensagens relacionadas Às postagens do blog. Caso queira deixar de recebê-las, favor comunicar através do email que retirarei o seu endereço. Grato pela atenção.

Anônimo disse...

Excelente!!! Fico preocupado pelo aspecto da formação futura. O retrato que temos de você, um irreverente moderno, um insaciável incansável das transformações, não pode irradiar "pessimismo", não pode contaminar os transformadores do amanhã, que o tem como espelho, com este cansaço. Gosto de ler seus artigos,não desista!!!

Welington disse...

Edberto e anônimo. Obrigado pelas palavras de incentivo. E só uma observação: longe de mim desistir. Continuem conosco. Vamos em frente. Abraços.

Deraldo Pitombo disse...

Welington. Que bom saber que o nosso batalhão tem um soldado em uma de suas classes. Eu também já tinha desistido de você. Não porque tenha o hábito de jogar a toalha facilmente, e sim porque não tenho oportunidades para estar com você com a frequencia necessária para fazer o seu "resgaste" da ala dos pessimistas. Imagino a luta deste rapaz. Você deveria ter (até por uma questão de justiça) ter citado o nome dele. Como não fez isto, peço-te um favor. Diga a ele que ele não esta sozinho. Felizmente hoje esta mais acelerado o crescimento dos batalhões que avançam na construção de um mundo melhor nas asas da esperança e do otimismo. E trasmita também a ele todos os nossos aplausos por ter conseguido provocar em você esta reflexão. Que não desista no projeto de resgata-lo logo depois de ter colocado você em posição de melhor acesso. Abraços a todos.

Deraldo Pitombo disse...

Permita-me que use seu texto, como um avanço na luta que travamos todos os dias contra os pessimistas que estão infiltrados em outras redes sociais, das quais participo semeando o positivismo que constrói.

Welington disse...

Caríssimo Deraldo. Bom "vê-lo" por aqui. Fique inteiramente a vontade para usar o texto em quantos ambientes quiser. Apenas duas observações. 1) O pessimismo ao qual me refiro é o da razão, na linha do Gramsci, que defende este no conjunto do otimismo da vontade. São pares dialéticos que nos permitem identificar avanços e recuos no movimento do real como face da mesma moeda. Nunca deixei de acreditar na luta, este blog é um dos seus braços e que vai na direção da necessária "BATALHA DAS IDEIAS". Se pessimista fosse, já teria desistido deste e da vida; 2)O texto é fictício. Muito embora retrate situações reais, impressões que me chegam das aulas e dos embates com os meus educandos e colegas de profissão. Em muitos momentos, instigo os mesmos com posições pessimista-crítica para ver ser os mobilizo, se retiro os mesmos desta letargia que nos encontramos onde tudo parece acontecer naturalmente. Por isso a ausência do nome no texto, embora eu reconheça nele vários nomes. Muitos são extremamente otimistas, beirando a ingenuidade. Creio que a síntese possível seja o OTIMISMO-CRÍTICO. Eis um mote para, quem sabe, um outro texto. Abraços.

Deraldo Pitombo disse...

Obrigado pela atenção e explicação caro amigo.
Tenho o defeito do homens de negócios em fazer leituras literais e muitas vezes não me dedico a imaginar "o que a cobra engoliu".
Talvez se estivesse lendo um livro não cometeria este pecado.

Mas sem buscar justificativas para essa "leve miopia" é que tenho estado debatido muito em redes sociais. E neste universo evidencia-se "o que você escreveu", "o que você afirmou!".

Mas reafirmo o que disse de forma literal: você quando trata de ocorrências ou ações governamentais não corretas, demonstram ter uma visão pessimista sobre as viabilidades de correção das mesmas.

Mas tudo bem. Caminhemos. É sempre agradavel conversar com você.

Deraldo Pitombo disse...

Em atenção a sua frase: Muitos são extremamente otimistas, beirando a ingenuidade.
Pergunto: E os que são extremamente pessimistas, beiram a sabedoria?

Anônimo disse...

Meu amigo Wellington, estou aguardando a sua chegada em Itabuna. Peço que se for possível quando você estiver na terrinha envie um e mail , que eu faço uma visita na casa de sua mãe.
Eu tive com Everaldo e tivemos uma ótima conversa, como sempre.
Um abraço e sucesso no seu blog.
Estou usando o espaço do seu blog para fazer uma divulgação do meu blog.

Tem novidades no meu blog.
Leiam o meu blog www.rivelinosantos.wordpress.com

Anônimo disse...

AGRADECIMENTO E DIVULGAÇÃO DO BLOG.
Agradeço muito as visitas feitas ao meu blog, se for possível envie um comentário ( elogiando, criticando,e dando as suas sugestões ).
Eu não sou jornalista, não tenho nenhum curso superior, e tudo que aprendi foi com a vida.
Eu comecei a escrever sobre futebol e o meu blog está com uma boa freqüência de visitas, eu não faço nenhuma divulgação em rádio, jornal, cartão de apresentação etc... A única divulgação que eu faço, é quando eu estou postando um comentário em qualquer site ou blog de algum jornalista , eu coloco os dados do meu blog.
Tem novidades no meu blog.
Leiam o meu blog www.rivelinosantos.wordpress.com
O meu twitter @rivelino_santos
O meu e mail rivelino.futebol@hotmail.com
O meu e mail rivelino.futebol@yahoo.com.br

Peço a ajuda de todos para fazer a divulgação do meu blog.
Muito obrigado e que o nosso bondoso DEUS abençoe a todos.

Segue abaixo a relação de algumas postagens feitas por Rivelino.
A ELITIZAÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO.
Publicado em 01/10/2011 por Rivelino Santos

COMO ESTÁ FUNCIONANDO AS DIVISÕES DE BASE DE ALGUNS CLUBES.
Publicado em 28/09/2011 por Rivelino Santos

DIRIGENTES E TORCEDORES.
Publicado em 22/09/2011 por Rivelino Santos

CHAMPIONS LEGUE, O MELHOR CAMPEONATO DO MUNDO
Publicado em 15/09/2011 por Rivelino Santos

AS GRANDES TRANSFERÊNCIAS DO FUTEBOL MUNDIAL.
Publicado em 03/09/2011 por Rivelino Santos

O QUE A GREVE DOS JOGADORES DO FUTEBOL ESPANHOL TEM HAVER COM O CAMPEONATO BRASILEIRO ?
Publicado em 26/08/2011 por Rivelino Santos

BOLA DA VEZ, MURICY RAMALHO, ESPN.
Publicado em 21/08/2011 por Rivelino Santos

COPA DO MUNDO DE 2014, CBF, RICARDO TEIXEIRA, FIFA, OLIMPÍADAS, GOVERNO FEDERAL.
Publicado em 03/08/2011 por Rivelino Santos

RICARDO TEIXEIRA, O DONO DO FUTEBOL BRASILEIRO.
Publicado em 26/07/2011 por Rivelino Santos

O PROBLEMA É DE GESTÃO.
Publicado em 19/07/2011 por Rivelino Santos

KLÉBER, FLAMENGO, PALMEIRAS E FELIPÃO
Publicado em 12/07/2011 por Rivelino Santos

CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2011.
Publicado em 23/05/2011 por Rivelino Santos

COPA DO MUNDO DE 2014 NO BRASIL, TODAS AS SEDES COM OS ORÇAMENTOS.
Publicado em 28/04/2011 por Rivelino Santos


PALMEIRAS, W TORRE, MUSTAFÁ CONTURSI E LUIZ GONZAGA BELLUZZO
Publicado em 26/04/2011 por Rivelino Santos


O BRASIL OLÍMPICO PRIMEIRA PARTE
Publicado em 25/04/2011 por Rivelino Santos

OS CAMPEONATOS ESTADUAIS PEDEM SOCORRO.
Publicado em 18/04/2011 por Rivelino Santos

OS INVESTIMENTOS NAS DIVISÕES DE BASE.
Publicado em 15/04/2011 por Rivelino Santos

PAULO HENRIQUE GANSO, SANTOS, RONALDO FENÕMENO E GRUPO SONDA.
Publicado em 13/04/2011 por Rivelino Santos

OS PROBLEMAS DE GESTÃO NO FUTEBOL BRASILEIRO.
Publicado em 11/04/2011 por Rivelino Santos

TÉCNICO DE FUTEBOL NO BRASIL.
Publicado em 09/04/2011 por Rivelino Santos

DIREITOS DE TRANSMISSÃO DOS JOGOS DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2012,2013,2014,2015.
Publicado em 02/04/2011 por Rivelino Santos

RICARDO TEIXEIRA X JOSEPH BLATTER, OU JOSEPH BLATTER X RICARDO TEXEIRA.
Publicado em 30/03/2011 por Rivelino Santos

ADRIANO, FLAMENGO, GILMAR RINALDI, RONALDO FENÔMENO, CORINTHIANS
Publicado em 28/03/2011 por Rivelino Santos

DIREITOS DE TRANSMISSÃO DOS JOGOS DO CAMPEONATO BRASILEIRO PARA 2012,2013,2014.
Publicado em 25/03/2011 por Rivelino Santos

CORINTHIANS, JOGO DE ABERTURA DA COPA DO MUNDO DE 2014 E ADRIANO
Publicado em 19/03/2011 por Rivelino Santos

MAIS UMA CPI NO CAMINHO DE RICARDO TEIXEIRA
Publicado em 19/03/2011 por Rivelino Santos

TREINADORES DE FUTEBOL
Publicado em 17/03/2011 por Rivelino Santos

FLAMENGO, ADRIANO, VÁGNER LOVE E PETKOVIC
Publicado em 16/03/2011 por Rivelino Santos

MURICY RAMALHO, PETER SIEMSEN E A ESTRUTURA DO FUTEBOL BRASILEIRO
Publicado em 14/03/2011 por Rivelino Santos

DIREITOS DE TRANSMISSÃO, CBF, CLUBE DOS 13, CLUBES DISSIDENTES, TV GLOBO, TV RECORD, REDE TV.
Publicado em 13/03/2011 por Rivelino Santos