quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Cadê o legado?

Acordei hoje com a notícia de que a prefeitura da cidade do Salvador já iniciou estudos para conceder à iniciativa privada os serviços de operação e manutenção do Elevador Lacerda e do Plano Inclinado, símbolos históricos dos baianos e dos brasileiros e que percorre o mundo pelos cartões postais.

No estudo também se encontra a intenção de privatizar as estações de transbordo da cidade, incluindo, obviamente, a Estação da Lapa, a cereja do bolo destas.

O argumento para a privatização segue sendo o mesmo. Buscar garantir a qualidade dos serviços prestados para a população. Que lindo. Que pensamento nobre. Alguém aí contra a melhoria da qualidade dos serviços públicos? Óbvio que não. E como a prefeitura tá quebrada, passemos os serviços para o setor privado, que tudo resolve, sempre da melhor forma possível, para a satisfação geral da população.

Pois, sim. De minha parte, considero isso um absurdo e uma contradição com o que se vem "arrotando" com o tal legado da Copa do Mundo de 2014, pelos quatro cantos do país, onde Salvador será uma das sedes. Será que o governo não poderia incluir esses patrimônios públicos no tão falado legado da Copa? Por que não incluir suas revitalizações no planejamento voltado para a mobilidade urbana?

Há mais de um ano estamos ouvindo "mundos e fundos" de que com a Copa na Bahia o estado vai gerar isso, vai gerar aquilo e o que é melhor, terá o seu reconhecimento mundial, incrementando com isso o turismo e impactanto a receita dos municípios, principalmente de Salvador, o maior do estado, "blá, blá, blá, eu, eu, eu". Então, se tudo o que estão dizendo que vai acontecer, ocorrer mesmo, por que não tirar um pouco desta receita para criar um fundo de manutenção permanente destes e de outros patrimônios da cidade? Será que tudo tem que ser pago pelo povo que já paga tributos exorbitantes em tudo o que compra?

7 comentários:

Ivy Guedes disse...

Falo por respeito ao local que eu acredito ser a identidade de Salvador :Pelourinho. O que a copa está fazendo é ser motivo para a faxina civilizatória, o lugar foi abandonado pelas autoridades locais e agora em nome de um megaevento os seus moradores "menos lustres" são convidados a se retirarem. Se o turistas já não vêem o que a Bahia tem, tem, tem imaginem na Copa da Mundo.

Antonio disse...

Também estou perplexo e indignado com a postura do poder público municipal.É a declaração pública de que a Cidade está falida.A proposta de privatizar a administração desses locais é absurda e certamente será um mote perfeito para as ladainhas e discursos demagogos dos candidatos à sucessão do prefeito falido.Mas confesso que sinto falta do grito do povo. Sinto falta de movimentos populares em defesa da cidade. Há cerca de dois meses, usuários da Estação Pirajá, realizaram um protesto por conta das condições sub-humanas daquele local, fechando os acessos e paralisando a circulação dos ônibus. Fiquei feliz, pois, para um povo que se acomoda diante do constante descaso do poder público, foi uma iniciativa histórica, porém, pontual. Foi um sopro de consciência na população. Mas já foi um promissor começo.Concordo sim, que a estação da Lapa, o elevador Lacerda, a estação Pirajá e demais locais públicos de Salvador deveriam estar no foco dos investimentos. Isso sim seria um legado de peso.

Adonis Cairo disse...

Quanto à privatizaçao do elevador Lacerda e outros meios de locomoção em Salvador, devo lembrar que esta é uma responsabilidade da Prefeitura, que não é administrada por nenhum representante do partido dos trabalhadores, este, sim, comprometido até o pescoço com a causa do povo. Tenho certeza que em menos de vinte e quatro horas veremos o povo nas ruas, liderado pelos sindicatos e ongs filiados ao PT, lutando contra este absurdo. Vocês verão. E, então, entenderão que o PT só privatiza quando é para o bem da população, enquanto os outros só privatizam para o bem de seus próprios bolsos. Mas o PT, o partido da moralidade, não deixará isso acontecer na cidade que é a capital do estado governado pelo melhor amigo de Lula, nosso grande líder operário... vocês verão! aguardem!!!!

Welington disse...

O governo do PT, há muito transformado em partido da ordem e comprometido com o projeto de inserção do Brasil na plataforma de financeirização do capital, muito embora tenha implementado políticas que deram uma mobilidade social substantiva em comparação aos governos anteriores tem, sim, "culpa no cartório". Não se trata aqui de partidarizar mas, sim, de politicizar o debate. Não quero polarizar entre prefeitura e governo do estado, entre wagner e joão henrique. A política não é do PT nem, tampouco, de qualquer outro partido. A política é do povo e para entender a sua apatia - muito embora ocorra mobilizações pontuais - necessário se faz entender a gênese do estado brasileiro, coisa que neste espaço fica difícil de expor. Mas tenho pleno acordo com a FINA IRONIA do amigo/mestre/professor e filósofo Adonis Cairo. Amanhã(16/09), teremos salva de fogos. Começa a contagem regressiva para a copa. Faltarão 1000 dias para o grande acontecimento. Muitas águas rolaram e moverão moinhos, para o bem e/ou para o mal. A história, senhora da razão, cobrará de todos apartidariamente sua apatia e/ou seu protagonismo. Quem viver, verá!

Anônimo disse...

Ou o Sr. Adonis Cairo está sendo irônico, ou é louco, ou passou os últimos 10 anos no exterior do planeta, ou é mais um PTista, incompetente, pusilâmine, que está mamando nas tetas do governo. A privatização do elevador Lacerda é a confirmação da impossibilidade da prefeitura de Salvador de administrar qualquer coisa. Apenas não esqueçam que este senhor que está a frente da prefeitura de Salvador foi eleito e reeleito por vocês.

Welington disse...

Caro anônimo, vamos manter o nível do debate, ok? Conheço o Adônis e tenho certeza de que ele se utiliza da IRONIA FINA, para expressar seu descontentamento com os diferentes níveis de governo. Abraços.

Adonis Cairo disse...

Caro anônimo,
Obrigado pelas gentis considerações ao meu comentário. Ainda bem que o senhor começou me dando a alternativa da ironia. Sim, fui irônico. Como disse o professor Welington, ele sim uma autoridade em assuntos como os que estamos enfrentando. A ironia, caro amigo, é o recurso que utilizo para suscitar depoimentos apaixonados como o seu.
forte abraço