sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mais um esporte brasileiro: pole dance fitness

Como nos ensina a crítica dialética, a realidade independe da nossa consciência. O fato de você desconhecer um ou outro feito ou fenômeno da realidade, não significa dizer, em absoluto, que os mesmos não existam. Signfica apenas que você não tem consciência deles. Ponto. Mas por que estou dizendo isso?

Hoje, navegando na internet, encontrei uma nota falando sobre um torneio estadual de Pole Dance, que será realizado em São Paulo, amanhã, 27. Imediatamente rascunhei estão as seguintes palavras "Quando pensamos que nada mais pode ser esportivizado, eis que a realidade nos desmente. Agora é a vez da dança, que sai de um dos espaços de sua expressão, as casas noturnas onde homens e mulheres buscam prazeres diversos e se alça a status de esporte, já incorporando um dos seus elementos, a competição".
Rascunhada estas palavras, procurei pesquisar um pouco mais sobre o assunto e descobri, boquiaberto, que já existe até torneio mundial da modalidade e que o primeiro torneio nacional desta foi realizado no Brasil, na cidade de Curitiba, no dia 20 de setembro de 2009. Será em Curitiba também a versão nacional deste ano. Mas antes disso, quem quiser disputá-la, terá que primeiro, ser um dos vencedores do torneio estadual de amanhã. Tudo muito bem organizado.

E eu pensando que estava para divulgar uma grande novidade, descobri duas outras coisas. A primeira, é que em Cascavel, Curitiba, Paraná (este é o estado mais forte na modalidade, pelo que estou percebendo), já tem professoras especialistas em técnicas de pole dance. Não sei se são formadas em educação física ou se as mesmas têm a carteirinha de provisionadas, esses aspectos de vigilância do ato profissional fica por conta do sistema CONFEF/CREF.

A segunda coisa que descobri, no sentido de ser uma grande novidade para mim, é que o esporte denominado Pole Dance Fitness já tem até uma seleção brasileira e que a modalidade esportiva atrela técnica e sensualidade. É mole?

Ia entrar na maior roubada e o Esporte em Rede ia perder uns pontos no quesito credibilidade. Falta agora procurar descobrir se existem ligas, confederações, federações e outros penduricalhos nesta modalidade esportiva e se a mesma está reclamando, junto ao Ministério dos Esportes, ser alçada ao status de esporte olímpico.

Mas isso eu deixo para vocês pesquisarem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa será que todas as práticas humanas vão ser esportivizadas

Anônimo disse...

O pole dance já tem Federação Brasileira, Paulista.. Associação Carioca..

http://www.federacaobrasilpoledance.com.br/

e o livro de arbitragem do Pole já foi escrito pela Presidente da Federação Brasileira de Pole Dance, Vanessa Costa

http://www.sigablogs.com.br/noticia/pole-dance-tenta-virar-um-esporte-e-brasileira-escreve-livro-de-arbitragem

minha mono será sobre o pole.. vou falar sobre os aspectos metodológicos.. e vão estar inseridos os pós e os contras da esportivização, o preconceito que gira em torno da dança, todas as suas vertentes: fitness, acrobático, street e sensual