domingo, 10 de julho de 2011

Senhora presidenta, chame o senhor dos anéis

O senhor Ricardo Teixeira, mesmo depois de ter sido acusado sistematicamente em diferentes processos que investigam casos de corrupção na FIFA e na CBF e tendo aparecido em documentário divulgado pela BBC de Londres como um dos principais corruptores do futebol mundial, junto com João Havelange e Joseph Blatter, se sente inteiramente à vontade de dizer o que quer e bem entende sobre as suas ações (vide imagem acima), sem nenhum tipo de constrangimento, pois sabe que nada vai acontecer contra ele.

Ontem, o repórter Andrew Jennings, em um programa na rede de tv fechada ESPN, de maneira recorrente, chamava a atenção da presidenta Dilma Rousself, solicitando que a mesma chamasse o senhor Ricardo Teixeira para prestar esclarecimentos sobre os "rumores" das suas ações corruptas sobejamente documentadas. Solicitava também do senhor Ministro dos Esportes, Orlando Silva, a mesma atitude. Dizia não entender o silenciamento dos setores brasileiros, principalmente da imprensa, salvo honrosas exceções, em relação a este homem que pensa estar acima do bem e do mal.

Isso me fez lembrar a atitude não menos arrogante do senhor Nuzman, que chamado a falar sobre o Pan-2007 no Senado Federal, antes de ser questionado pelos senadores da república do Brasil, se dirigiu aos mesmos dizendo que precisava sair, pois tinha coisas mais importantes a fazer do que responder às perguntas da nação sobre os vários indícios de corrupção e malversação de verba relativo ao evento. Saiu do senado, deixando os senadores de boca aberta, sem nenhum constrangimento, com aquele sorriso amarelo que lhe é peculiar.

Eles sentem, pensam e agem como acham melhor. Dizem o que querem, gargalham diante de tudo e de todos pela certeza da impunidade que ainda graça o país. Esse câncer fundador da época colonial, da socidade autoritária, de uma elite dirigente que se perpetua no poder, precisa ser extirpado.

O Brasil, nos últimos dez anos, vem dando saltos qualitativos importantes rumo a uma sociedade democrática substantiva, mas não conseguirá  avançar satisfatoriamente enquanto esses traços autoritários destes senhores que se acham dono do poder, de tudo e de todos, se fizerem presentes.

Ecoa, aqui, em síntese livre e esperançosa, as palavras do repórter Andrew Jennings: senhora presidenta e senhor ministro dos esportes, cumpram com o dever republicano e chamem o senhor Ricardo Teixeira para o devido esclarecimento sobre todas as acusações que historicmente o atinge, a ele, particularmente e a toda nação brasileira de uma forma geral.

11 comentários:

Geraldo disse...

Belíssima campanha. Tô nessa!!!

João Batista disse...

Isso, fora rt já! 21 anos de desmandos, arrogância, corrupção e privilégios, isso tem que acabar!

Cristiano Vieira Santana disse...

Já concordava com a retirada do “senhor dos anéis” e a sua manipulação futebolística na CBF a muito, mas a meu ver seria precipitada a presidenta da república se manifestar a esse respeito. Essa tarefa cabe as entidades ligadas ao futebol brasileiro como as federações estaduais, clube dos 13, torcidas organizadas e etc. Na instância governamental, creio que a manifestação deve partir diretamente do Ministro do Esporte, do Congresso Nacional (através de nova CPI, afinal é só pra isso que eles servem, ultimamente) e juridicamente pela Justiça Federal e/ou Estadual carioca através do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Welington disse...

Esperar uma manifestação vinda do Ministro do Esporte quando o mesmo já se posicionou em favor do sr. teixeira, não creio ser adequado. Mas, de qualquer forma, vamos discutindo, refletindo sobre o mesmo. É importante sim, a participação das federações e confederações, embora as mesmas, creio, estejam implicadas no processo. De qualquer forma, precisamos fortalecer o movimento e toda ajuda é bem vinda. Quem tiver TWITTER deve participar com a hastag #forateixeira nas suas mensagens. Obrigado pelo interesse de vocês. Mandem seus emails pessoas para o meu welingtonaraujo@gmail.com para que possamos manter contatos e ajustar/programar/discutir ações. Abraços fraternos

Deraldo Pitombo disse...

Gosto de ver o povo preocupado com este tipo de questaõ. Estou na campanha.
Entretando no que se refere ao encaminhamento, concordo com o CVS - Cara Vermelha Secreta. Não acho devido (neste momento) demandar a atenção da presidenta para questões como esta. É como chamar o 192 para resolver uma "dor nas costas". Devemos insistir para que o Ministério do Transporte dê uma melhor atenção a este pleito. E como "Poder respeita Poder", temos que ampliar o contingente de demandantes. Avancemos.

Welington disse...

Obrigado Deraldo pela presença e participação. No twitter a hastag é #forateixeira; #debcopa2014 e #debcorrupto. Pode utilizar uma delas ou todas. Vamos lá, pessoal, engrossando a corrente para mudar a direção da política de esporte nacional.Esta mudança passa pela reestruturação das federações e confederações esportivas do Brasil

Anônimo disse...

Tô esperando a Globo se promunciar sobre o assunto, assim com tô esperando ver um elefante cor-de-rosa voando.



Glória

Welington disse...

Pois é, Glória. Creio que isso não vá acontecer tão cedo. A Globo ainda é representante da elite paulista, uma das mais reacionárias do país, com raríssimas exceções e da classe latifundiária que se expressa também e para além da concentração de terra. Concentra a mídia e o poder. Mas estamos na luta e queremos vc ombro a ombro. Abraços.

Rivelino Itabuna Bahia Brasil disse...

Meu amigo wellington, é muito dificil tomar uma atitude em relação a CBF. Existem vários motivos que impedem que o próprio governo tome uma providencia em relação a Ricardo Teixeira.
Eu estou preparando uma postagem sobre esse assunto.
Parabéns pela postagem, e leia o meu blog meu amigo, e se for possivel ajude o seu amigo na divulgação.
Tem novidades no meu blog.
Kléber, Flamengo, Palmeiras e Felipão.
Leiam o meu blog www.rivelinosantos.wordpress.com
O meu e mail rivelino.futebol@yahoo.com.br

Welington Silva disse...

Difícil pode até ser, meu amigo Rivelino. Mas nada pode ser considerado impossível. Vamos lutar contra este senhor e todo o seu bando.

Anônimo disse...

um dos problemas do povo brasileiro é nao se importar com oq nao nos atinge diretamente, querendo ou nao, tanto o dinheiro ki esse senhor está roubando, quanto o dinheiro que vai ser desviado na construção dos estadios da copa é nosso, nosso imposto...
Nós temos o dever de cobrar esclarecimentos desse senhor que manda e desmanda sem ser nem encomodado