sexta-feira, 8 de julho de 2011

Maratona 24 Horas de Handebol

O evento foi idealizado pelo professor Carlos José da Silva (Carlão) em 2009, e teve como objetivo inicial “chamar a atenção” a este esporte. A realização de um grande jogo com duração de 24 horas tinha realmente a função de APELO às Instituições Governamentais e Não – Governamentais sobre o caos do esporte na Bahia, inclusive a própria Federação Baiana da modalidade.

Outras questões também deveriam ser ressaltadas e evidenciadas no evento e são estas que até hoje permanecem, sendo seus principais pilares: A integração; Interação e Socialização dos praticantes e simpatizantes do esporte de quadra (não só o handebol). Ficou estabelecido como um momento onde atletas, ex-atletas e até mesmo não atletas se encontrariam para “brincar” de handebol, para se divertir, bater papo, reencontrar amigos. Interessante que não se fala de novas técnicas ou metodologias sobre o avanço de esporte, mas se discutem as principais questões que não permitem o avanço do esporte na Bahia.

O grande jogo realizado não discrimina ninguém podendo participar qualquer pessoa que estiver presente, independente de idade, gênero, se é atleta ou não, ou se apenas curioso.

Enfim, o 24 horas é um evento lúdico desportivo, que embora utilize-se das regras oficiais do desporto e até mesmo conte com equipes de árbitros dirigindo o grande jogo, não tem nenhum apelo competitivista real, e sim o prazer de jogar.

No primeiro ano (2009) o evento recebeu auxílio financeiro da SUDESB e Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, a segunda edição e agora a terceira, a sustentação é baseada no esforço de professores, atletas, ex-atletas, e amigos, por isso, agora mais do que nunca é um evento de caráter social e lúdico, lúdico pela brincadeira e social por ser construído por uma sociedade, sem interferência do Estado.

(TEXTO ENVIADO PELO PROFESSOR REGINALDO SACRAMENTO)

Um comentário:

Lúcia Leiro disse...

Handebol é um esporte maravilhoso!
Aprendi quando tinha 12 anos com o excelente professor Telmo Rios Daltro, que se encontra hoje em Juazeiro para a tristeza de Salvador. Aprendi tudo de handebol com ele.
No entanto, apesar dos esforços de alguns profissionais, o esporte caiu em desuso em Salvador, e o sintoma disso é a falta de marcação de algumas quadras para a modalidade. O Ginásio do SESC, reformado há pouco tempo, não possui tais marcas. Uma pena!
Mas fico muito feliz em saber que algumas pessoas estão tentando revitalizar, aglutinar pessoas para o lazer, e isso o esporte pode faze muito bem.