quarta-feira, 16 de março de 2011

Falta COPA 2014

Recebi por email a mensagem abaixo e socializo aqui neste espaço. Acredito que valha a visita ao link sugerido, a avaliação do que se propõe a página e a possível participação no movimento para os interessados.
*********************************************************

Para conhecimento, um site repassado por um companheiro do qual eu ainda não tinha conhecimento mas que alguns coletivos daqui(Salvador) apoiam e que tratam da discussão sobre os impactos da copa do Mundo em SALVADOR BAHIA.

http://faltacopa2014.wordpress.com/about/

aqui vai um trecho do que diz no site:

"O grande mote para as intervenções agora é a copa de 2014, com um possível jogo de abertura em Salvador. As intervenções já estão em curso na cidade: a Via Expressa e a Arena Fonte Nova são só os dois primeiros exemplos. Ainda tem a Avenida Atlântica (com direito a ponte sobre o Parque de Pituaçu), a Promenade Atlântica (entre Barra e Ondina), a implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT). Tudo isso, dizem, é sinal de “progresso”. Mas o que se vê, além do “progresso”, é o retrocesso nos direitos do povo e o ataque às comunidades populares: desapropriações a preço de banana na Cidade Baixa, quase metade do Bairro da Paz arriscada a ficar no olho da rua, terrorismo imobiliário em Mussurunga, Gamboa de Baixo no caminho de uma via panorâmica, um parque temático assombrando a Vila Brandão (já tantas vezes ameaçada), aumento do desequilíbrio ambiental na cidade.

A partir de um encontro com a participação de várias comunidades da cidade, associações de moradores, grupos ambientalistas, movimento estudantil de cursos que lidam com o espaço urbano, além de indivíduos ligados a universidades da Bahia, surgiu a idéia da criação de um fórum para tratar especificamente das intervenções urbanísticas projetadas para Salvador em função da Copa FIFA 2014. Este fórum, que chamamos de Fórum de Articulação das Lutas nos Territórios Atingidos pela Copa 2014 (FALTA Copa 2014)"

4 comentários:

Anônimo disse...

É o início do caos para as classes populares,é óbvio.

Vinícius Luduvice disse...

Espero que a classe trabalhadora (Nós) consiga se organizar para fazer enfrentamentos mais concretos e propositivos frente as mazelas inpostas pelo capital.

Prof. Welington tô precisando de alguns textos sobre mega eventos, e sei que você discute a tematica como posso conseguilos?
No mais saudações...

Welington disse...

Vinícius. Estou com pouco tempo para me debruçar, como gostaria e como exige o momento atual, sobre o tema, até por que entendo que para compreendê-lo, precisamos sair da especificidade, por exemplo, entender a configuração do Estado brasileiro, de formação específica em relação aos outros estados que viveram o welfare state, mas tenho organizado algum material. Existe muito pouco quando se trata do tema específico. É um quebra-cabeça. Um material ali, outro aqui, um outro acolá e vc vai ajustando as peças. Mande uma mensagem para o meu email: welingtonaraujo@gmail.com e assim q tiver condições, te encaminho alguma coisa. Abraços e obrigado pela participação.

ubirajara disse...

ubirajara

a realização da copa é um mega evento que intereça ao capital e consequentemente a um grupo restrito.a grande maioria conserteza irá pagar essepato