domingo, 22 de agosto de 2010

Que culpa tenho eu?

O jornal Folha de São Paulo nos brinda, neste domingo, com uma elucidativa entrevista com o senhor Carlos Artur Nuzman, feita pela jornalista Mariana Bastos e publicada no caderno de esporte da folha. A entrevista foi realizada em Cingapura, onde Nuzman acompanha os Jogos Olímpicos da Juventude. Neste evento, uma boa parte da geração que disputará os Jogos Olímpicos de 2016 na cidade do Rio de Janeiro, está presente.

O senhor Nuzman é o mesmo homem que deixou o senado federal a ver navios quando da tentativa de sabatina sobre o Pan-americano do Rio-2007 por parte dos senadores da república. Após falar sobre o evento e deitar louros sobre o mesmo, se vangloriando na companhia do seu eterno sorriso no rosto, retirou-se alegando ter coisas mais importantes para fazer naquele momento do que responder, dá satisfação à República brasileira sobre o evento.

Na entrevista, embora acumule os dois principais cargos do esporte olímpico nacional, Nuzman diz que "O COB não tem atletas e nem forma atletas", frase repetida inúmeras vezes durante o tempo que durou a entrevista, como quisesse transformar em verdade esta frase retórica, pois se é factível que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) não tem atletas e nem tampouco forma os mesmos, pela sua razão intrínseca, o mesmo é responsável em repassar os recursos oriundos das loterias federais para as entidades responsáveis em desenvolver projetos de detecção, formação e aperfeiçoamento de atletas das diferentes modalidades representadas pelas diversas confederações existentes. O que o torna, no mínimo, co-responsável pelo sucesso ou fracasso do desenpenho brasileiro nas competições Olímpicas e Para-olímpicas.

Se isso já não bastasse para impedir que o Nuzman retire o seu braço da seringa esportiva, é importante lembrar que a entidade que o mesmo preside há nada mais que 10 anos, gere as verbas do desporto escolar e universitário, grandes centros de captação de recursos humanos, desde 2001.

Falando em gerenciamento, tudo indica que o Nuzman não acredita na capacidade de gestão dos chefes das confederações brasileiras, os mesmos que o apoia desde sempre. Questionado pela jornalista sobre a responsabilidade do COB em ter projeto olímpico para buscar ajudar o esporte que distribuem mais medalhas, ele saiu-se com essa: "Sim. É o que estamos procurando fazer. (...). Eu topo o seguinte desafio: acaba com as confederações e eu dirijo tudo, mas não acho justo me cobrarem por um trabalho que não é meu".

Vejam só. Parece que Nuzman está mandando um recado muito claro para todos nós. Mesmo com toda essa dinheirama pública sendo gerenciada pelo COB e pelos presidentes das confederações esportivas nacionais, que recebem patrocínios polpudos do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, Petrobrás entre outros, seremos um fiasco em 2016. E aí...bem, neste caso, a culpa não é minha, entende? São dos maus gestores que sempre me apoiaram, sempre estiveram à frente das entidades com o meu aval, sempre votaram em mim, confiaram em mim, me perpetuaram no poder, mas daí a ter culpa pelo fracassso, repito, "não acho justo me cobrarem por um trabalho que não é o meu".

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Tudo bem!

Parabéns pelo blog que trata diretamente dos esportes as mídias assim como nos ciber-espaços. tenho dificuldade de comentar diretamente no blog as matérias(por destaque muito bem abordado) por ter que me cadastrar etc. mas de qualquer forma continue com seu belo trabalho contribuindo na educação de jovem e despertando atenção de coisas que as noticias não revelam.

obrigado

Até mais...

Prof Rone - Valença- ba


tenho um blog de capoeira na escola(CE) que estamos implantando http://capoeiraescolar.zip.net/
e um blog de aulas teoricas de educação fisica na escola -
http://rone.diniz.zip.net/

nos visite, penso em colocar seu endereço(link) no blog ok - espero confirmação

Anônimo disse...

Prezados...

As colocações feitas no texto são extremamente graves e nos remete a severas colocações das quais optamos por pontuar algumas aqui, quais sejam:

1)As mesmas forças que mantêm o Nuzman no poder a tanto tempo junto ao COB não são representadas pelas mesmas forças que "lutaram" pela candidatura do Rio 2016?

2)Como a "Arena Fonte Nova" que só será dos baianos em 2030 (15 anos após sua construção) o COB não se alia a interesses ditos excusos mascarados pelo ideal olimpico, dos grandes conglomerados de empreiteiras tipo a OAS e a Odebrecht, Bancos (FMI) etc afim de que na verdade usurpem das benezes atrozes do capital?

3)A exemplo do Governo do Estado da Bahia, que realizou licitações às pressas já postadas neste blog e sob suspeição do Ministério Público, O Sr Nuzman não seria fiel dignatário representante destas ologarquias? O que o faz, lépido e sorridente, perpetuar-se no poder junto ao COB etc?

E por fim, 4) Ao contrário do Futebol, é possível ou alguém realmente acredite que o Brasil saia das atuais colocações medíocres no quadro de medalhas das Olimpíadas para se tornar um boom olímpico em 2016?

Ora bolas...

Indignado como a docilização dos discursos quando o trato e a motivação são os interesses próprios, do próprio umbigo, os espaços de destaque, sob a égide dodiscurso da necessidade do respeito a alteridade aprendi que o significado dessa palavrinha bonita pode soar tão hipócrita quando a motivação que a oportuna ser usada.

E quando o tom é de realmente propôr-se rupturas,ou de antepôr-se de frente e manter-se "coerente" a retórica é: Respeito a alteridade!

E lá se vai o discurso marxista! Farinha pouco meu pirão primeiro. Colegas mais novos me ensinaram isso no transcurso das "coisas".

Pois bem...soa cínico, mas é isso aí...vamos em frente é o slogan...

Cinismo maior do que as colocações de um homem que ocupa aposição que ocupa fazer tais declarações em um jornal de circulação como a Folha de São Paulo e não acontecer nada...absolutamente nada, é tão frustante quando da minha (nossa) indignação do desvio de prioridades representada pela escolha do Rio de Janeiro pra sediar os jogos olímpicos de 2016. Esse, definitivamente,NÃO é um país sério!

Está desapontado com a mediocridade,com a hipocrisia, com o cinismo do atual governo e de seus interesses? Faça como eu, deixe de defender o marxismo/socialismo até as próximas eleições e destitua o poder dos Petistas...diga NÃO ao governo populista Wagner e Lula. Vote no Serra e no Paulo Souto!
Estabeleçamos os nexos críticos e veremos no fundo ideológico e político a razão do "estar das coisas".

Fico, além de frustrado, indignado!

E não venham me falar em coerência! É um gesto estratégico...pq uma coisa é uma coisa...e outra coisa, ah...é outra coisa bem diferente!!!

(Meus heróis morreram de overdose. Meus inimigos, estão no poder...)

Amplexos!!!

Anônimo disse...

Pelo amor do discurso sem fim, alguém traduza em objetivo português as palavras de "Anônimo", não entendi patavina de nada.



Larissa

Anônimo disse...

Veja o vídeo com este texto no You tube e compartilhe o link:


http://www.youtube.com/watch?v=W01eDzUR1-o

Narração: (minha) Carlos Almeida

Amplexos!