sábado, 7 de agosto de 2010

O futebol e os presidenciáveis

Durante os jogos da última Copa do Mundo, principalmente nos dias que antecederam e os posteriores dos jogos da seleção brasileira, muito foi sendo comentado sobre qual seria a escalação ideal do time nacional. Antes mesmo dos jogos do torneio começarem, já na própria escalação do selecionado que iria para a África do Sul, inúmeros brasileiros e brasileiras refletiam, discutiam, debatiam de forma apaixonada os jogadores que iriam participar do maior torneio de futebol do planeta sobre o comando do técnico Dunga.

Aliás, a própria escolha do nome do homem que iria dirigir a seleção mais vencedora das Copas, após o fiasco contra a seleção francesa em 2006, a única que tem o privilégio de ter participado de todos os torneios, foi questionado, assim como também, questionável foi o desempenho dos jogadores sobre o seu comando durante a fase classificatória, tendo sido chamado até de burro em pleno maracanã em uma das participações da seleção canarinho.

Todo esse entusiasmo em torno da seleção brasileira, todo o debate que a mesma sucita em vários momentos por diversos setores da sociedade, da pessoa comum ao próprio presidente da república, sempre inspira comentários do tipo: se o povo brasileiro se preocupasse com o desenvolvimento da política do seu país, como se preocupa com a performance do seu selecionado, o Brasil seria outro.

Logo após a eliminação da seleção brasileira nas oitavas de finais do torneio na África do Sul, uma frase atribuída ao senador Cristóvam Buarque invadiu as caixas de mensagens na rede mundial de computadores. Ela dizia o seguinte>:"No futebol, o Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo e todos estão tristes. Na educação é o 85º e ninguém reclama."



E quando todos achavam que os brasileiros se voltariam para a política neste ano eleitoral, logo após o término da Copa do Mundo, onde não só o presidente, mas deputados, senadores e governadores serão eleitos, eis que o grande debate nacional se volta para quem vai ser o próximo técnico da seleção para a Copa de 2014, que será realizada aqui no Brasil?

Mas já que o técnico foi escolhido, agora a eleição entra na agenda dos brasileiros de forma definitiva e toma de vez o lugar do futebol. Sei não. Se tomarmos como referência a última quarta-feira (04/08), parece que este negócio de eleição não tá empolgando muito não. O futebol entre São Paulo e Internacional pelas Libertadores das Américas que passou na Globo deu de goleada nos presidenciáveis que se apresentavam no mesmo horário em um debate transmitido pela Rede Bandeirantes.

O placar? 36,9 pontos de audiência contra 5,5 respectivamente, segundo o Ibope em divulgação dos dados preliminares da aferição. Entre futebol e eleição especificamente, ou esporte e política mais amplamente, os brasileiros preferem o primeiro, respectivamente. Talvez por isso, tanto um, quanto o outro, carecem de melhores desempenhos e performance.

6 comentários:

Francisco Leal disse...

ja pensou quantas seleçoões podemos formar aqui no proprio pais?porque isso não acontece?será que a cbf tem rabo preso com os patrocinadores?se for assim daqui pra frente nos nunca mais serrmos campeões do mundo so pra satisfazer interesses dos patrocinadores,enquanto isto acontecer veveremos eternamewnte enganados em detrimento de meia DUZIA DE INTERESSADOS EM SEUS BOLSOS CADA VEZ MAIS RICOS E NÓS SEREMOS ENGANADOS AVIDA TODA ACHANDO QUE QUEM VESTE A AMARELINHA JOGA POR AMOR AO NOSSO PAIS E AO NOSSO FUTEBOL QUE VIVE SONHANDO SÓ COM OS EURO OU DOLAR QUE VÃO GANHAR LA FORAA E PRA NOS SO FRUSTAÇÕES E DESILUSÕES ETERNAQUE AINDA SOMOS OS MELHORES DO MUNDO,JA FOI ESSE TEMPO DE JOGAR PELO AMOR A CAMISA QUE VESTE?ESTOU CADA VEZ MAIS DESILUIDIDO COM O QUE VEJO OS NOSSOS MELHORES JOGADORES TENDO QUE IR ATRÁS DE EURO/DOLAR TUDO PORQUE OS NOSSOS CARTOLAS SÓ PENSAM SER RICOS FAZER FURTUNAS PARA SEU PROPRIO BEM ESTAR E OTÁRIOS DOS TORCEDORE QUE SE LIXEM,ELES COM AMELHOR PARTE DO PATRIMONIO QUE ATORCIDA CRIA E O TORCEDOR FICA XORANDO E CHUPANDIO O DEDO NA BERLINDA E NÃO FAZEM NADA PRA FAZER CRESER E ELEVAR O NOME DO CLUBE NO CENÁRIO BRASILEIRO,VEJA O EXEMPLO MAIOR, O PRÓPRIO BAHIA,QUE TORCISDA MARAVILHOSA,QDO O TME TA BEM RENDE DE 50.000.000 OU 100.000,000 TORCEDORES NA FONTE NOVA,NÃO TEMOS MAIS ISTO POIS OS PROPRIO DIRIGENTE DEIXARAM O TIME SUCUMBIR PRA SEGUNDONA E SE NÃO TOMAR CUIDADADOS VAI PARAR NA 4 DIVISÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO,MAS VOLTANDO A SELEÇÃO VOCES DA IMPRENSA TEM A MIDIA NAMÃO E NÃO FAZEM O PALPEL QUE DEVERIA FAZEWR DEIXAM OS CARTOLAS MANDAREM EM TUDO,DEVERIAM DENUNCIAR TODAS AS FALCATRUAS E ROBOS DENTRO DO FUTEBOL BRASILEIRO,DEVARIAMOS NOS PREOCUPAR TAMBEM COM NOSSA EDUCAÇÃO,QUE FICA RELEGADATERCEIRO OU ULTIMO PLANO ESPERO PARA NOSSSO FUTURO NOVAS IDEIAS VENHAM PARA INOVAR PRO BEM DA POPULAÇÃO.VIVA O NOSSO BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLL.ATÉ BREVE MEU AMIGO TENHO MUITO AINDA PRA REVELASR NESTE NOSSO BATEW PAPO OK? ATÉ BREVE FUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII.

Bira Menezes disse...

O que Welington tras nessa postagem, se repete sempre, tanto na esfera do futebol onde as atenções são sempre superficiais e futeis, quanto na politica quando a desatenção são sempre profundas e decisivas. Nos proximos anos talvez não saibamos ao certo quem está no poder político do pais, que rumos a economia, a educação , a saude, a moradia etc tomaram , mas... certamente saberemos de cor e salteado quem são nossos favoritos a figurar a seleção de 2014, avaliaremos e acompanharemos detidamente cada passo, equivoco e acerto do Mano ( se é que resiste quatro anos). Sinceramente não vejo problema nessa sintonia e comoção social em torno do esporte e da seleção, mas, fico desapontado quando percebo que não desenvolvemos como povo a capacidade coletiva de estender essa postura aos demais segmentos da vida social do país.
Encerro, parabenizando a Welington pela materia.

Anônimo disse...

Assista\ouça o vídeo deste texto\postagem do Prof. Welington no You Tube e compartilhe: http://www.youtube.com/watch?v=3RB3FAM-pfk

Carlão

Anônimo disse...

Vejam vocês que coisa. Só agora me dei conta que são 9 candidatos a presidência. Pensei que só fossem três...rsrsrs

Welington disse...

Carlos.

Assisti e ouvir a sua locução. Achei interessante a ideia. Sugiro que da próxima vez que fizer algo semelhante, procure intercalar as imagens enquanto fala, para ficar mais dinâmico o processo. Obrigado pela atenção.

Anônimo disse...

Olá Professr Wellington!

Obrigado pela sugestão e agora que vc falou realmente atentei para isso. Poderia ter colocado uma série de imagens enquanto narrava o texto!!

Obrigado pela dica!

Abraços

Carlos Almeida