domingo, 18 de abril de 2010

De um, tudo!!!

Uma semana recheada de assuntos dígnos de serem pontuados para as nossas reflexões e nossos comentários. Eleição para a direção do Clube dos 13, com indícios de favorecimentos pela CBF e pela Rede Globo contra Fábio Koff que apesar dos pesares, acabou sagrando-se vencedor; a utilização de astros da seleção brasileira na propaganda de uma certa marca de cerveja; a ampliação de custos previstos para a construção dos estádios para a Copa de 2014, que já passam de 700 milhões, sendo a maior majoração o referente a Fonte Nova, com um acréscimo da bagatela de 271 milhões de reais e para não nos alongarmos mais, pois só os assuntos preencheriam a postagem deste domingo, o depoimento do jogador Manoel do Atlético do Paraná na 23ª Delegacia de Polícia de São Paulo alegando ter sofrido discriminação por racismo. Segundo ele, o atleta palmeirense, o zagueiro Danilo, teria chamado ele de "macaco".

Essa situação vem sendo, assim como a violência das torcidas organizadas, recorrente no futebol brasileiro e mundial. Na mesma semana, a imprensa espanhola noticiou que o atleta brasileiro que joga no Barcelona, Daniel Alves, foi também alvo de insultos racistas provenientes dos torcedores do Espanyol. Durante o jogo, segundo a imprensa espanhola, podia se presenciar imitações de macacos e ouvir seus chiados característicos. Um outro jogador, Samuel Eto´o, também sofreu em 2006, jogando pelo Barcelona, insultos parecidos dos torcedores do Getafe.

Muitos outros exemplos poderiam ser citados (relembre alguns clicando aqui), o que é uma lástima e representa ainda a incapacidade da nossa civilização de reconhecer, no outro, independente da sua raça, da sua etnia, para situar um termo mais alargado, os seus limites e as suas possibilidades caracterizadas pelo modo como se desenvolvem as diferentes culturas em um contexto complexo e contraditório da mundialização do capital.

O jogador Danilo diz ter praticado o ato após ser agredido. Isso pode até explicar mas não justifica a agressão racista. Aliás, salvo engano, pelo que me lembro da leitura que fiz do livro o que é racismo, do escritor Joel Rufino dos Santos, é justamente em momentos de tensão, de emoção intensa, onde nossas capacidades racionais estão em suspensão, que emergem nossos sentimentos mais primitivos, àqueles que tentamos, cotidianamente, através de estratégias racionais, encobrir dos outros. Lembro-me agora de um livro intitulado "Por que tenho medo de lhe dizer quem sou?", cujo autor me foge. Este nos ensina que o medo de dizer quem realmente somos para os outros se deve ao fato do outro, ao saber das nossas idiossincrasias, acabe não gostando de quem realmente somos. E então usamos estratégias e máscaras para que nos aceitem socialmente.

Danilo também se diz arrependido. Isso depois de ter negado o fato e constatar que fora filmado falando claramente as frases acusatórias. Corre o risco de pegar, segundo o artigo 140, parágrafo terceiro do Código Penal, de um a três anos de prisão. O caso também será julgado pela Justiça Desportiva, onde o clube infrator também pode sofrer punição e o jogador ficar de cinco a dez partidas sem jogar.

Os torcedores atleticanos do Paraná prometem, na partida de volta, se pintarem todos de preto em atitude de apoio ao zagueiro Manoel. Esperamos todos que o protesto legítimo e criativo fique por aí e que o mesmo não se estenda em mais violência.

Por fim, na semana em que o Esporte em Rede completa um ano de existência, cabe agradecermos a atenção de todos vocês, suas participações e comentários bem como a confiança de trabalharem com alguns textos em suas aulas. Esperamos ter podido, durante esse tempo, refletir sobre o fenômeno esportivo para além das suas fronteiras técnicas e táticas e vamos procurar, na continuidade do nosso trabalho, ampliar cada vez mais esse objetivo.

Sigamos, com o apoio de todos vocês, para mais um ano.

9 comentários:

Murilo disse...

Faltou colocar, nos assuntos da semana a matéria que saiu no Correio da Bahia sobre o tal de Paulo Angioni, diretor do Esporte Clube Bahia. O mesmo é réu em processo por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Uma outra coisa. Vida longuíssima ao seu blog, professor. Sempre visito mas nem sempre comento, aliás muito pouco, mas acompanho o debate e acho os mesmos muito esclarecedores. Um diferencial em relação aos outros blogs que conheço. Parabéns para todos vocês, os que fazem e os que participam, pois também ajudam a fazer.

Vicente disse...

Parabéns ao Esporte em Rede. Que o mesmo continue firme e forte nos seus objetivos.

Vinícius disse...

Faço minhas as palavras de murilo e vicente. Parabéns pelo primeiro ano de vida do esporte em rede. Que mais venham!!!

PAULOFILÉ disse...

Prof. Welington

Parabéns pela data... espaço free para discutirmos os problemas do esporte... vida longa ao Esporte em Rede!

Forte abraço

PAULOFILÉ55

Miralva disse...

Murilo, desde quando corrupto no interior do esporte nacional e estrangeiro é novidade? Se isso fosse pauta, amigo, toda a semana íamos falar das mesmas coisas..rsrs. Parabéns ao esporte em rede, ao professor welington e a todos que visitam, participam, etc, etc...vamos soprar a velinha!

Anônimo disse...

Parabéns!!!

Anônimo disse...

Só passei para dar parabéns e dizer que esse assunto sobre o racismo é muito grave. Os torcedores deveriam ser punidos exemplarmente, mas o que parece é que a situação acaba caindo no esquecimento e quando se agrava, atingindo de cheio os protagonistas das atitudes racistas, o próprio jogador que sofre a discriminação, por pressão de todos os lados, tende a tirar a ação criminal movida. Até quando? Me digam? Quando um jogador foi detido, cumpriu pena, por ter tido atitude racista?

Welington disse...

Obrigado a todos vocês pelo carinho e pela atenção dispensada. Sigamos em frente!!!

Carlos Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.