domingo, 26 de julho de 2009

Deus escreve certo nas mentes tortas


As prioridades das ações divinas são uma incógnita só mesmo explicáveis em frases autojustificadoras do tipo "Deus escreve certo por linhas tortas". O que significa isso? Significa que a "inteligência dos homens é loucura para Deus". Em síntese: não queira interpretar racionalmente as ações divinas, pois a fé não se explica pela razão. São coisas incompatíveis.

Embora assim seja, alguns atos de fé violentam profundamente as consciências lúcidas, menos afetadas pelas questões religiosas. Não que uma coisa seja necessariamente antagônica a outra. Existe lucidez nas questões do campo religioso, mas em igual ou maior medida, existe também muitas fantasias, testemunhos que beiram ao desdém do grau de desenvolvimento alcançado pela humanidade.

Um desses testemunhos que zomba da nossa consciência (ao menos da minha) foi dado pela senhora Carol, esposa de Kaká, o atleta de cristo mais bem sucedido até o momento. Disse a futura pastora da Igreja Renascer em testemunho televisionado em um desses infindáveis programas religiosos o seguinte: "em tempos de crise, quem tem dinheiro? Ninguém. Mas Deus queimou as pestanas, descolou alguns e madou justamente para o Real Madrid, para que o time pudesse contratar Kaká".

Esse testemunho antes de afetar os meus neurônios, embotar a minha consciência, me faz questionar a hierarquia das coisas que vem do céu e as prioridades do nosso (deles) senhor jesus cristo. Quantas crianças em todo o quadrante do mundo não gostariam de ter esse tipo de atenção de deus? Mas elas não são Kaká, não têm condições de doar mais de 2 milhões de reais por ano a Igreja Renascer do casal Hernandes, que já possui um patrimônio extremamente polpudo, estimado em mais de 130 milhões de reais.

O casal se encontra atualmente preso nos Estado Unidos, acusados de desviar dinheiro dos fieis, lavar dinheiro sujo e "obtenção de atividades ilegais, seja por meio do engano da fé de outros, seja por uma série de fraudes". Mas essas acusações devem ser obra de satã, que trabalha de forma incansável, colocando à prova, tal como fez com Jó, a fé das pessoas crentes e tementes a deus.

Talvez aqui finalmente a fé e a razão deixem de ser incompatíveis e se unifiquem na forma mercadoria. Fé e razão, cada vez mais instrumentalizadas, se encontram para transformar as consciências mais desavisadas em suporte material de argumentos fantasiosos, que beira ao ridículo, tal como esse da senhora Carol.

Este ato é tão violento, quanto as violências físicas sofridas pelos torcedores de futebol no Brasil, que nos últimos dez anos, saiu do terceiro para o primeiro lugar em número de óbitos referentes a confrontos entre torcedores, um fenômeno que vem se ampliando a cada ano que passa.

Mas isso é assunto para uma outra postagem. Por enquanto, fica aqui o meu protesto contra o testemunho cínico da futura pastora da sucursal da Igreja renascer na Espanha, a senhora Caroline Celico, esposa do jogador Kaká.

Só mesmo mentes tortas para poder acreditar em tamanha sandice, professada por alguém que pode muito bem ser taxada de criminosa, pois embotar consciências é, também, um ato criminoso tão vil, quanto ceifar vidas de simples torcedores.

12 comentários:

Elson disse...

Olá Wellington e demais!!
Como sempre, antes de iniciar minhas atividades, venho no ESPORTEMREDE dá uma “bisolhada”.
Esta questão religiosa é realmente um problema. A questão do idealismo que perpassa TODAS as religiões impede os fieis das mesmas de levar em consideração as condições objetivas como condicionantes dos acontecimentos concretos. É um tal de " foi Deus que quis assim". Coitado de Deus!
Porém, acredito na ambiguidade da própria Igreja, ou seja, do mesmo jeito que aliena pode também desalienar (igual escola, a arte, a família, a educação física etc).
O exemplo disso, pode ser visto no filme (história real)Batismo de Sangue. É a história de Frei Beto, Frei Tito e outros padres ditos comunistas que, de certa forma, lutaram contra a Ditadura, ao lado de Mariguela e outros.
Pena que são minoria. A maioria pensa e fala como a mulher de Kaká..LASTIMÁVEL!!!
Abraços Welington!!

Deraldo Pitombo disse...

Observo, que você esta sempre questionando o amor que grande parte dos homens têm por Deus. Esta sempre provocando debates sobre esta relação.
É sábio o dizer "Religião não se discute" porque como cada um tem sua crença. E ela é pessoal. Todos que a possui acredita ser ela a certa e como você que se indigna com as outras diferentes da sua. Muitos se indignam com o seu questionamento. Como você (pelo que sei) não é pastor nem padre, tampouco humorista, sua provocações sobre este assunto dificilmente terá a atenção de muitos. Entretanto eu pessoalmente também gosto de fazer estas provocações e de debater este assunto. E vou aqui relatar algo interessante que ouvi ha dois meses atrás. Um intelectual (que no momento não lembro o nome) ao ser entrevistado na televisão falou sobre sua crença pessoal a respeito de Deus. Segundo ele "quem inventou o mundo foi o Diabo. Com guerras, fomes, desastres, misérias, doenças e tudo que chamamos "pecados capitais". Deus foi o anjo que se revoltou e foi expulso pelo Diabo para um lugar chatissimo que chamamos de céu. De lá para cá Deus tem tentado ajudar o homem. Porem como tem menos poder que o Diabo não consegue salvar a todos dos desastres, das epidemias, das guerras, da miséria etc."
O que lhe parece esta teoria? É mais racional do que a da mulher do Kaká?

Elson disse...

Olá Deraldo!!
Que tal pararmos de atribuir a uma divindade ou uma "diabolidade" os atos cometidos por nós homens?
Penso que assim, explicando de forma racional (e a ciência já nos permite isso sem, necessariamente, negar o afetivo, o espiritual)acharemos a solução.
Farei agora uma anedota não com Deus, mas com o que fazem em nome dele.
Pensemos Deus um senhor atarefado, cheio de papeis na mesa. Todos voltados a questões terrenas. Chegará um momento, saturado, em que ele vai dizer um "BASTA!!!!! Criei um mundo tão diverso para que vocês experimentem o diferente e vocês fizeram guerra. Criei um mundo onde se pode cultivar coisas diferentes a depender da região e clima e vocês fizeram guerra. Criei um mundo natural maravilhoso para vocês dele usufruírem e vocês destroem a natureza, criei homens e mulheres diferentes para vocês se relacionarem e vocês criaram o racismo... (neste pensamento ele deve ter ficado 456662 dias) E vocês me vem agora dizer que eu que vou mudar as coisas?!?! Que só eu salvo?!?!? Que seja o que eu quero?!?! NÃO!!! SE virem!!!
O idealismo das Igrejas impedem o povo de pensar de forma concreta como, mesmo em forma de anedota, está nesta história fictícia que acabei de contar.
Belo debate Welington!!
Abraços todos e todas

Suy Nin disse...

Deraldo,
que tal vc pensar que o blog é do welington e ele pode ser inclusive ateu e professar a racionalidade dele nas postagem como bem entender?

por que pessoas que discutem a igreja, a fé, o tal Deus, são chamadas de intolerantes e o contrário não acontece?

por exemplo, eu achei você completamente intolerante à postura livre do welington neste post.

vc mesmo diz "porque como cada um tem sua crença. E ela é pessoal"...

aqui é um blog de opinião, não é mesmo?

pq não pode falar de religião? alguma censura?


porque não se pode dizer o que pensa se levar pedras de lições morais homogêneas?

esse pensamento dominante de respeitar a fé é uma via de mão única, pois não se respeita a fé contrária. só se poder acreditar em deus e não desacreditar.

eu como atéia me sinto ofendida na minha liberdade de expressão por causa da patrulha da fé!

abraços,


Suy

Anônimo disse...

Gennnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnte, estou BEGE. Não acredito que ainda existem pessoas que acreditam que Deus é responsável pela destribuição de renda. A esposa do Káka acredita realmente que os ricos são os escolhidos de Deus. E os pobres? Os pobres são os filhos do Demo. Será fanatismo? Não. É imbecibilidade mesmo. É uma alienada social que encontra espaço na mídia para propogar suas sandices. Felizmente, nem toda a mídia é burra, o "blog de Welington" é um perfeito exemplo de que ainda existe inteligência na face da Terra. O Elson fez um gol de placa ao mostrar o quanto é irracional o fato de responsabilizarmos uma divindade ou uma "diabolidade" pelas ações cometidas por nós, seres humanos. Como é bom atribuir a gripe suína a Deus! Como é bom falar que a desigualdade social é plano de Deus! Como é bom pensar que o desequilíbrio ecológico é autoria de Deus! Quanta insanidade!
Eu, como católica praticante, concordo com a indignação de Suy Nin quanto a patrulha da fé. É um absurdo o fato das pessoas acharem que elas são "melhores" porque são cristãos e que os ateus e as atéias são seres inferiores que precisam de salvação. Pois eu digo: as maiores atrocidades do mundo foram provocadas por "pessoas de fé". Acredito que as pessaos que não acreditam em Deus é minoria, mas pergunto: Por que o mundo está esta porcaria? Deve ser porque Deus está atarefado em satisfazer os desejos da família de Kaká.


ANÔNIMA

Deraldo Pitombo disse...

Ola Suy.
Estou satisfeito por sua atenção ao meu texto. Mas sinto que você fez uma interpretação equivocada. O que falei em relação ao comentario do Welington nada tem a ver com a crença dele. E sim, basicamente, sobre as referencias que ele fez a afirmações de pessoas (no caso a mulher do Kaká). Se você ler com mais atenção verá que em nenhum momento usei de "catequese" para defender a existência (ou não) de Deus. O que alertei esta ligado a frase que você mesmo repetiu no seu texto "porque como cada um tem sua crença. E ela é pessoal". Eu tenho o privilégio de conhecer pessoalmente o Welington. E sei que ele não precisa de advogados gratuitos. Seu texto demonstra que você ainda é imatura em debates em blogs. Permita-me ensinar-te algo: Quem cria blogs, emite comentários nele e pede contribuições, normalmente valoriza mais as contestações do que os aplausos. Isto porque são as contestações que motivam o crescimento, a busca da capacidade para replicar, o desejo de superação na exposição de idéias. Para responder com completeza suas (bucólicas) questões teria de escrever um longo texto. Isto porque minhas convicções sobre religião não foram construidas sobre manchetes de revistas e jornais. Já visitei igrejas católicas, evangélicas (de diversas linhas), terreiros de cadomblé e centros espiritas. Já debati com padres, pastores, "pais de santo" e estudiosos do espiritismo. Mas seria realmente uma demonstração de "intolerância" ignorar sua abordagem. Assim atenho-me em tecer os seguintes comentários:
1)aplaudo o seu ato de apresentar sua opinião e sua disposição para o debate, bem como a coragem de assinar o seu texto. Acho que apenas quem participa como anonimo(a) é que não merece a consideração de uma resposta;
2)recomendo que busque compreender o "pensar" daqueles que não comungam com suas crenças (ou descrenças) antes de ataca-los de forma pessoal; e,
3) fique tranquila quanto ao Welington. Ele já me enviou uma mensagem demonstrando que entendeu perfeitamente o que escrevi PARA ELE.
Votos 5S (sabedoria, satisfação, saúde, serenidade e sucesso) para você.
Deraldo Pitombo.

Welington Silva disse...

Pelo bem do desenrolar dos fatos expostos no debate e o bom andamento do mesmo, informo que o email do qual Deraldo se refere foi enviado antes do comentário da Suy Nin. O que não muda a minha posição sobre a compreensão da sua posição. O mesmo estava com dificuldades de inserir seu comentário (o primeiro) aqui, neste espaço e me solicitou por email que fizesse o favor de fazê-lo. E assim o fiz.
(Sobre o debate)... se formos buscar explicações ontológicas para este debate, vamos encontrar o mesmo na gênese do desenvolvimento do pensamento humano, nas explicações míticas dos fenômenos que cercavam (e cercam) os seres humanos. Em Feuerbach, no seu clássico A ESSÊNCIA DO CRISTIANISMO, de 1841, verificaremos o que Celso Frederico chama de "golpe final contra a religião" no seu confronto com a filosofia hegeliana. Para Feuerbach, "o problema principal é que o homem não consegue reconhecer o objeto religioso como a sua própria essência objetivada. (...) a religião esvazia o homem e transfere para Deus toda a sua riqueza. O homem empobrece-se ao projetar a sua essência em Deus e não mais a reconhecer como propriedade sua. E o que é pior: transforma-se em criatura de sua criação, em obra de sua obra (...)"
No dia em que os homens, transferirem para si mesmo, as potencialidades que ele mesmo delega a deus, a cristo, a buda, etc, se reconhecerem como o sal não insípido, incorporarem em seu ser o "jesus" que derrubou o templo, que não aceitou as sujeiras, os desmandos, a corrupção e as blasfêmias em nome do senhor, tomaremos em nossas mãos o curso da história e sairemos desta pré-história em que vivemos, destruindo uma sociedade que para existir, precisa disseminar ilusões religiosas e metafísicas.

Anônimo disse...

Gostaria que o Professor Welington tivesse a gentileza de também escrever uma "mensagem" no blog, explicando o entendimento dele do primeiro comentário do Sr. Pitombo. Como eu ainda não tenho nem duas décadas de vida, vou usar isso como desculpa ou justificativa para minha falta de compreensão do
"Religião não se discute". Como!!!?????? Também descobri que não tenho "maturidade" para participar de blogs, pois não achei o comentário de Suy imaturo, ao contrário, ela foi fenomenal em seus questionamentos: Por que pessoas que discutem a igreja, a fé, o tal Deus, são chamadas de intolerantes e o contrário não acontece? Por que não se pode dizer o que pensa sem levar pedras de lições morais homogêneas?
Sei que também vou levar o nome de advogada de defesa, mas não me importo com a opinião de uma pessoa que arrota arrogância em falas do tipo: "Para responder com completeza suas (bucólicas) questões teria de escrever um longo texto. Isto porque minhas convicções sobre religião não foram construídas sobre manchetes de revistas e jornais. Já visitei igrejas católicas, evangélicas (de diversas linhas), terreiros de CANDOMBLÉ e centros espírita. Já debati com padres, pastores, "pais de santo" e estudiosos do espiritismo". Por que pessoas como o Elson que demonsntra conhecimento sem precisar se envaidecer é uma coisa cada vez mais difícil de existir? Vamos combinar? Quanta classe! Espero que um dia eu tenha a mesma maturidade intelectual que ele tem ( e olha que não tenho a mesma opinião que ele tem em relação a Mandela / Mandela para mim, é o cara ). Retomando a minha "defesa": Será que alguém que tem um pinguinho de inteligência e não se julga o dono da verdade já parou para pensar que quando alguém escreve de forma anônima, ainda mais quando esse anonimato não é usado para desrespeitar e nem para massacrar ninguém, não significa covardia? O que adianta ter seu nome expresso em um blog para escrever coisas mesquinhas do tipo: Acho que apenas quem participa como anônimo(a) é que não merece a consideração de uma resposta. Será que a Anônima precisa da consideração do "gênio"
Pitombo? Será que ela tem necessidade de sair dos "bastidores"( talvez por timidez ) para se "holofotizar"? Será que ela não tem o direito de ser anônima e assim mesmo continuar participando? É falta de caráter? Necessito que alguém me dê uma explicação plausível do porquê da Anônima precisar se identificar para deixar de ser covarde, pois vejo que tem gente que se identifica e ainda assim: sinto cheiro de podre no ar.
Tô achando que não tenho cacife para fazer comentários no blog, além de ter a patrulha da ortografia, ou melhor, da gramática normativa / meu conceito de escrever corretamente vai além do uso correto das regras gramaticais(Saramago que o diga com seu jeito peculiar de escrever) / tem a patrulha da maturidade, da identificação de nome, do permita-me ensinar-te algo. Mas vou clamar a Deus para me dar os "5S" - principalmete sabedoria e serenidade - mas duvido que Ele vá me atender, pois tudo indica que a família do Kaká fez um contrato de exclusividade com Ele.


Larissa

Anônimo disse...

Quero dizer ao Professor Welington que enquanto estava escrevendo meu "comentarizinho", ele postou o dele, portanto, ele satisfez meu pedido de explicar o comentário do Sr. Pitombo.

Larissa

Welington Silva disse...

Larissa.

Seus comentários serão sempre bem vindos. Aliás, eles sempre foram. Espero continuar contando com os mesmos.

Anônimo disse...

ZAZULEJO

"Ah eu tenho fé em Deus, né? Tudo que eu peço ele me ouci... né? Ai quan`o eu to com algum probrema eu digo: meu Deus! me ajuda que eu to com esse probrema! Ai eu peço muito a Deus... ai eu fecho meus olhos,né? Meu Deus me ouci na hora que eu peço pra ele, né? Eu desejo ir embora um dia pra Recife. Não vou porque tenho medo de avião, de torro...de torroristo...ai eu tenho medo né?
Corra tudo bem... se Deus quiser... se deus quiser..."

Pigilógico, tauba, cera lítica, sucritcho, graxite, vrido, zaluzejo

"eu sou uma pessoa muito divertida"

Pigilógico, tauba, cera lítica, sucritcho, graxite, vrido, zaluzejo

"não sei falar direito"

Pigilógico, tauba, cera lítica, sucritcho, graxite, vrido, zaluzejo

"não sei falar"

Tomar banho depois que passar roupa mata. Olhar no espelho depois que almoça entorta a boca. E o rádio diz que vai cair avião do céu. Senhora descasada namorando firme pra poder casar de véu. Quando for fazer compras no Gadefour: Omovedor ajactu, sucritcho, leite dilatado, leite intregal. Pra chegar na bioténica, rua de parelepídico. Pra ligar da doroviária, telefone cedular. Quando fizer calor e quiser ir pra praia de Cararatatuba, cuidado com o carejangrejo.
Tem que ta esbeldi, não pode comer pitz, pra tirar mal hálito, toma água do chuveiro. No salão de noite, tem coisa que não sei. Mulé com mulé é lésba e homi com homi é gay. Mas dizem que quem beija os dois é bixcional...Só não pode falar nada, quando é baile de carnaval. Pra não ficar prenha e ficar passando mal, copo d'água e pílula de ontemproccional. Homem gosta de mulher que tem fogo o dia inteiro,cheiro no cangote, creme rinsa no cabelo. Pra segurar namorado morrendo de amor escreve o nome num pepino e guarda no refrigelador, na novela das otcho, Torre de papel, menina que não é virgem, eu vejo casar de véu
Se você se assustar e tiver chilique, cuidado pra não morrer de palaladi cadique. Tenho medo da geladeira, onde a gente guarda yogurte, porque no fio da tomada se cair água pode dá cicrutche. To comprando um apartamento e o negócio ta quase no fim
O que na verdade preocupa é o preço do condostim
O sinico lá do prédio, certa vez outro dia me disse:
Que o mundo vai se acaba no ano 2000 é o que diz o acalipse. Tenho medo de tudo que vejo e aparece na televisão. Os preju do Carajundu fugiram em buraco cavado no chão. Tesorista, assassino e bandido, gente que já trouxe muita dor. O que na verdade preocupa é a fuga do seucrostador. Seucrosta quem não tem dinheiro, quem não tem emprego e não tem condução. Documento eu levo na proxeca porque é perigoso carregar na mão. Mas quando alguém te disser ta errado ou errada. Que não vai S na cebola e não vai S em feliz. Que o X pode ter som de Z e o CH pode ter som de X. Acredito que errado é aquele que fala correto e não vive o que diz.

"e eu sou uma pessoa muito divertida...eles não inventavam nada... eu gostava de inventar as coisa
não sei falar direito...inventar uma piada, inventar uma palavra, inventa...uma brincadeira...não sei falar...me da um golinho... me da um golinho..."

E com muito prazer que eu convido agora todos aqueles que estão ouvindo esta canção. Para entoar em uníssono o cântico: Omovedor, Carejangrejo
Vamos aquecer a nossa voz cantando assim:
Omovedor, Carejangrejo, Omovedor, carejangrejo... Omovedor!

"omovedor... carejangrejo... só isso que eu tenho pra falar!"

FLAVIO CARDOSO disse...

Bem é com uma certa indignação que entro no debate, é um absurdo num mundo de tantas desigualdes sociais, onde tantos vivem abaixo da linha da pobreza, ainda existe patrocínio da ordem de milhões à canalhas que vivem da exploração da credulidade humana, sonegação de impostos, lavagem de dinheiro e etc. A corja vai de pequenos peixes até grandes tubarões como o famoso Edir Macedo, pois bem citando ANDERY(1988) costatamos que no processo de produção da existência humana o homem não só cria artefatos e instrumentos como também cria idéias, crenças, valores e mecanismos para sua elaboração e daí as idéias (como também as ações) são produtos das relações que o homem estabelece com a natureza na qual se insere, e ainda mais esse processo é social e o homem não vive isolado, depende de outros para sobreviver, no caso de Kaká a solidão do exílio milionário que vive fora do Brasil, o rechonchudo dízimo e a religião servem como um certo aporte emocional, uma espécie de garantia, "é melhor dar à Deus que perder tudo e ficar na míngua”, como muitos ex-atletas ou no mínimo endividado como o baixinho Romário. O conceito de propriedade privada(advindo do homem) e o livre arbítrio (advindo dos céus)garante à Kaká doar o quanto quiser. Navegando no modo social do brasileiro muito bem descrito por Roberto da Mata, eu só espero que lá no meu terreiro apareça pelo menos um jogador pelo menos do Vitória ou do Bahia, para fazer uma doação ao meu pai de santo também, os Orixás agradecem....