domingo, 31 de maio de 2009

De repente...

De repente, não mais que de repente, os gestores esportivos, governos de diferentes colorações, promovem ações com o dinheiro público sem consultar, previamente, o próprio público.
De repente, não mais que de repente, novas praças esportivas são erguidas, outras, demolidas (como será o caso do Balbininho) e tudo isso em nome da "melhoria da qualidade de vida" do povo.
De repente, não mais que de repente, um dirigente esportivo do futebol baiano, quando da celeuma sobre se o Esporte Clube Bahia deveria ou não jogar no Estádio Manuel Barradas Carneiro, o barradão, santuário rubro-negro, disse que iria consultar os torcedores do Esporte Clube Vitória sobre o assunto. Interessante, muito interessante. Nunca me consultaram sobre a compra ou venda deste ou daquele atleta, sobre o salário deste ou daquele jogador e muito menos sobre os preços dos ingressos.
De repente, não mais que de repente, em um passe de mágica, as favelas da cidade do Rio de Janeiro desaparecem. Os meninos das sinaleiras somem. Os pedintes e mendigos de todos os tipos tornam-se invisíveis. Muros são erguidos, policiais invadem as comunidades de favelados, matam “as bestas”, os “elementos” da massa ignara, os sem-direitos e sem-justiça.
De repente, não mais que de repente, uma Copa do Mundo no Brasil, uma possibilidade de Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro sob os diversos argumentos: melhoria do transporte público (ó nóis aí!!!), incremento do turismo, ampliação dos empregos, distribuição de renda pelos empregos temporários, etc, etc. Argumentos autojustificadores, pois até onde consegue ir a minha compreensão das coisas, esses aspectos deveriam ser inerentes às políticas públicas de governos, e não moeda de troca por aceitarmos eventos esportivos deste ou daquele porte.
É como se dissessem: olha, aceitando os Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo, o Pan-Americano, melhorias virão. Se não aceitarmos, sofreremos as conseqüências. Pensem bem, meu povo.
De repente... o povo pensa! A massa, ignara, pensa! As "bestas domadas", pensam! Os miseráveis, os famintos, pensam! Mas, paradoxalmente, o "governo do povo, pelo povo e para o povo" decide o pensamento final do povo. Pois já tá tudo pronto, decidido, pensado.
Mandar o povo pensar foi só "força de expressão", um "jogo de linguagem". Nós fomos escolhidos pelo povo justamente para desobrigá-lo desta tarefa. Nós pensamos em tudo muito antes do povo pensar em pensar. Nós sabemos o que o povo quer, o que o povo precisa. Circo, ao invés de pão. Medalhas, troféus e pódiuns ao invés de feijão, arroz e carne. Uma nova Fonte Nova, ao invés de nova habitação.
De repente, não mais que de repente, a utopia. O povo que se descobriu pensante, descobre-se, também, motor da história. Que tudo que existe e o cerca não foi obra do divino espírito santo, mas fruto do seu trabalho. Tá vendo aquele edifício, moço? Eu trabalhei lá. Tá vendo aquela escola, aquele estádio, aquela estrada e hospital? Fui eu que construir.
Palavras do Lula após reunião com o Comitê Olímpico Internacional quando da sua visita ao Rio de Janeiro e seu Cristo indiferente: “fazer os Jogos é "um compromisso do Estado brasileiro".
Como o Estado é o gerente da burguesia, tá tudo explicado, de repente, não mais que de repente.

10 comentários:

Elson disse...

Parabéns Welington!!!
Existem os Funcionalistas que não conseguem enxergar o quanto ação é esta mensagem. Para estes, isto não muda nada.
São uns comformistas, passivos, omissos que acham que as coisas são assim mesmo, não mudam nunca.
Mas saiba que este Blog nos serve na nossa missão cotidiana de "formar" as consciências revolucionárias. Destes que assim como nós não irão baixar a guarda até termos um esporte para todos e todas e não esta lógica perversa e mentirosa que tentam nos empurar goela a abaixo.
Repito... PARABÉSN!! Força na luta sempre!!

Iracema disse...

Caro professor. No final de semana já fico esperando as suas reflexões. São muito bons. Fico na expectativa do seu texto. Confesso que não concordo com tudo. Não tenho essa esperança de uma outra sociedade. Nem acredito que se ela por acaso surgir, a coisas serão diferentes. Sou cética nesse sentido. Em todo o caso, gosto da forma como você relaciona ESPORTE e SOCIEDADE. Parabéns!

Welington disse...

Obrigado, muito obrigado mesmo, Elson, Iracema e os demais que participam do Esporte em Rede. Continuemos firmes, estudando e atuando na construção em curso de um mundo melhor. Só depende das nossas atitudes coletivas, na organização da classe, este mundo. Ele não virá por obra do divino espírito santo, nem se deus quiser. Dependerá única e exclusivamente das nossas atitudes coletivas, na relação complexa e contraditória entre os nossos objetivos imediatos e projeto histórico. O meu é o socialismo.

Anônimo disse...

Comungo com Welington da defesa do Socialismo enquanto projeto histórico.
Lembro que não podemos apontar com 100% de certeza o que vem à frente. Porém, podemos olhar pra trás e parender com a história. Esta vai nos mostrar que nenhum modelo histórico foi eterno; Comunismo primitivo, escravagismo, Feudalismo, nenhum perdurou eternamente. Será assim também com o Capitalismo.
A mesma história nos mostra que o momento de ruptura entre um modelo e outro se dá inicialmente a partir do desenvolvimento das forças produtivas. Estas, no Capitalismo, entram em contradição imutável com as formas de socializar as riquesas produzidas por estas forças produtivas. Ja ta na hora de entender que podemos socializar esporte para todos e não para uns poucos privilegiados.
Termino parafraseando Heloiza Helena: a maior expressão de amor à humanidade chama-se SOCIALISMO!

Anônimo disse...

Ops..desculpem..esqueci de assinar acima...

Elson disse...

De novo...fui eu ..ELSON

Welington disse...

Parabéns Welington!!!
É também do professor Elson as palavras abaixo, que ele enviou para meu e-mail. Perguntei ao mesmo se ele me permitia postar nos comentários. Ele disse que sim. Então segue:

Os textos do Blog servirão de referencia em minhas aulas de Esporte I na UEFS. Uma pena que meus alunos de Camaçari não tenham ainda muito traquejo com a NET...mas serei o mediador para que eles também possam beber desta fonte.
Valeu meesmo.
Abraços.

Iracema disse...

Oi.

Legal a idéia de mais texto na barra lateral. eu blog tá muito massa!!!

Iracema disse...

SEU

Alberto disse...

Esporte espetacular, globo esporte, a tarde esporte clube, etc, etc...para sair da mesmice, surgi o esporte em rede. Parabéns pela idéia professor, estava mais do que na hora de aparecer um blog assim, que tratasse do esporte de forma crítica.